Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Projota e Vitão se unem para show no Rock in Rio, transitando entre 'entretenimento' e 'militância'


fonte: G1
Projota e Vitão tem algumas coisas em comum: os dois carregam a forte influência do rap politizado (o primeiro mais do que o segundo), mas também querem falar de amor (o segundo mais do que o primeiro).
Eles já cantam juntos a balada romântica "Sei lá", raro exemplar fora do funk e do sertanejo a entrar na lista de músicas mais ouvidas no país - na última semana, ocupava a 32ª posição no top 50 do Spotify.
Em 5 de outubro, vão se unir também no palco Sunset do Rock in Rio, em uma apresentação que deve mostrar a força do rap com apelo meloso no festival, mais aberto ao gênero neste ano.
"O mercado pede o romântico desde que inventaram a música", avalia Projota, sobre as demandas que cercam seu próprio repertório. "A música é entretenimento, mesmo sendo rap, mas não deixa de ser militância."
Conectado ao ritmo embora não se considere um rapper, Vitão fala na "distância" entre artistas do underground e os que conseguem se embrenhar no pop - ele já está tão habituado ao segundo grupo que, em breve, aparecerá numa parceria com Anitta.
"Essa distância sempre rolou, talvez por frequentarem lugares, mídias diferentes."
Na entrevista abaixo, os dois falam sobre os dilemas desses espaços, a profissionalização do rap no Brasil e a nova música que gravarão juntos, ao lado da cantora carioca Giulia Be, que também participará do encontro no Rock in Rio.
G1 - Projota, você disse numa entrevista em 2016 que, para fazer rap, era preciso entender que é preciso 'acordar cedo e dormir tarde', trabalhar duro. Acha que, de lá pra cá, essa consciência cresceu? O rap se profissionalizou no Brasil?
Projota - Com certeza. Uma prova disso é que hoje os artistas vêm de vários estados. Tem o pessoal de Minas, do Recife, Baco [Exu do Blues], que é de Salvador.
O Rio de Janeiro também cresceu muito na última década. Na minha adolescência, eram poucos os expoentes do Rio, tinha MV Bill, Gabriel o Pensador e Marcelo D2.
Eu fazia shows e viajava sozinho, não ia nem com DJ. Pegava um 'CDzinho', colocava a base para tocar e cantava. Hoje a gente vê uma rapaziada super jovem fazendo shows. Encontro com o pessoal dessa geração em aeroportos, às vezes com equipe maior do que a minha.
"Hoje a galera já chega profissional. Mas a gente precisou capinar a terra, era tudo mato mesmo."
 G1 - Vitão, apesar de ser sempre associado a esse gênero, você costuma dizer que não é rapper. Por quê?
Vitão - Tenho muita influência de todos os lados: do rock, do rap, de samba, mpb, pagode e funk. [A associação] é uma bagagem que carrego por escutar muito rap e andar no meio desses artistas.
Mas me considero só um cantor que ouve muito rap, e que tem essa influência impressa na música.
G1 - Vocês dois têm repertórios que se aproximam pela influência de rap, mas com tom romântico. Muitos dizem que esse tipo de som é o que mercado pede hoje. Vocês concordam?
Projota - O mercado pede o romântico desde que inventaram a música. No meu trabalho, você vai encontrar música que fala de Deus, de amor, de politica, de perdas. Mas as românticas acabam ficando mais famosas porque caem na rádio, em novelas...
Mas, por exemplo, na última vez que eu fui ao 'Faustão', cantei 'Senhor presidente' na época da eleição. Esse tipo de coisa, nem todo mundo está afim de comentar. É mais fácil criticar.
A música é entretenimento, mesmo sendo rap. Não é segredo pra ninguém o quanto, nos Estados Unidos, o rap é entretenimento e uma fonte de renda absurda. Mas não deixa de ser militância por causa disso. Não deixa de ser um som pra informar as pessoas.
Vitão - Falar de amor, em qualquer música, é uma algo milenar. O rap tá se abrindo pra isso.
G1 - Artistas com apelo pop como o de vocês ainda enfrentam resistência no meio do rap?
Projota - Já teve bastante. Hoje novas gerações já estão aí. Estou há 18 anos cantando, é muito tempo. Hoje tem moleque rodando o Brasil com 18 anos.
E cada um canta a sua verdade. A verdade de vários é ainda mais pop que a minha. A aceitação vai vindo com o tempo. É um estilo de música muito jovem. muita coisa precisou acontecer paras pessoas verem as possibilidades.
Vitão -
"Tem uma distância entre os artistas do underground e os que são mais pop. Isso sempre rolou, talvez por frequentarem lugares, mídias diferentes."
Mas eu tenho muita amizade com a galera do rap raiz. Hoje em dia o pessoal está se abrindo mais.

Postagens mais visitadas