Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Jovens caririenses participarão do Acampamento Nacional das Juventudes Anticapitalistas no Rio

Grupo de jovens antes do embarque em Juazeiro do Norte - foto Raimundo Soares
Um grupo de jovens de várias cidades da região do Cariri viajou na manhã de ontem (18/01) para a cidade de Niterói, no Rio de janeiro para participarem do Acampamento Nacional das Juventudes Anticapitalistas que acontecerá na Universidade Federal Fluminense - UFF no período de 20 a 24 deste mês.

O acampamento é organizado por jovens que já atuam em movimentos de enfrentamento as mais diversas formas de opressão e exploração, como na luta anti-proibicionista e anti-manicomial, na luta feminista, ocupando as ruas no 8 de março e construindo a Marcha das Vadias, no campo com companheiro(a)s que constroem a agroecologia e a luta contra o agronegócio. 

Nas universidades e escolas se somaram a essa iniciativa militantes dos coletivos Levante!, Rompendo Amarras e de outros coletivos regionais, que convidam o(a)s jovens anticapitalistas do Brasil todo a se engajarem na construção de mais um espaço de articulação e de luta.

O Acampamento Nacional surge num momento muito particular da luta política no Brasil, após as intensas mobilizações de 2013. Ele reflete também as experiências e acúmulos de uma série de Acampamentos Estaduais que aconteceram ao longo do ano passado, bem como das perspectivas de intervenção no próximo período em espaços comuns das juventudes.

Preenchido com espaços de debate, plenária, reuniões auto-organizadas, oficinas, teatro, música e outras atividades, este acampamento será construído por todas as pessoas que participam dele.

“O acampamento é um espaço livre, onde queremos pensar e viver o mundo diferente e sem opressões, exploração e discriminações. É um espaço de encontro e partilha para viver e pensar o papel da(s) juventude(s) e de sua organização para as transformações que queremos no mundo” informa a organização.
Fonte: Blog de Altaneira

Postagens mais visitadas