Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

586 detentos farão prova do Enem 2013 no Ceará

Provas serão feitas em 3 e 4 de dezembro em todo o país (Foto: Raul Zito/G1)
Presos em unidades penais cearenses vão fazer, às 12h da próxima terça-feira (3) e quarta-feira (4), provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Prisional de 2013. Ao todo, 586 internos irão fazer os testes que serão aplicados onde se encontram detidos.

Os candidatos terão que resolver quatro provas objetivas que abrangem as várias áreas de conhecimento. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e no segundo, os exames de Linguagens e Código, e a redação.

Segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), para a preparação para o Enem, os internos assistiram aulões, estudaram por apostilas, realizaram simulados e receberam dicas de programas voltados para o exame. As aulas ocorrem no período noturno e os alunos recebem uma bolsa de R$ 100/mensal, entregue a algum familiar.

Número de inscritos em 2013 supera 2012

O número de inscritos para o exame em 2013 é maior que o total de inscritos em 2012, quando 332 internos realizaram as provas. Em comparação com 2011, o número de inscritos em 2013 apresentou aumento de 60% no total de inscritos.

Atualmente, 4.513 privados de liberdade estão estudando. A cada 12 horas/aula, o interno tem redução de 1 dia de pena.

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria

Postagens mais visitadas