Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Ceará: Acidentes matam 3 e ferem 12

Dois acidentes de trânsito registrados no fim de semana em Iguatu e Itapipoca deixaram três pessoas mortas e 12 feridas. Os dois primeiros casos ocorreram no sábado, no Município de Iguatu. Na tarde de ontem, um caminhão pau de arara tombou e deixou cerca de 10 pessoas feridas. As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste.

No último sábado, um aposentado morreu após o carro em que estava com dois filhos capotar na CE-357, entre as cidades de Iguatu e Jucás. Raimundo Doroteio Primo, 77, ficou preso às ferragens do veículo e foi retirado pelos Corpo de Bombeiros e depois encaminhado ao Hospital Regional de Iguatu, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu após o motorista do veículo perder o controle do carro em uma curva. Apesar de também ficarem presos às ferragens, um homem de 40 anos teve escoriações no corpo e uma jovem de 25 anos sofreu fratura na clavícula direita.

Já por volta das 22h45 de sábado, outro acidente com duas mortes foi registrado pela Polícia Militar em Iguatu. Germano Matheus Teixeira Custódio, 26, e Álvaro Batista de Lucena Neto, 22, morreram após o carro em que estavam sair da estrada e capotar várias vezes. Segundo a PM, o motorista do veículo Álvaro Batista de Lucena Neto perdeu o controle do automóvel em uma curva.

Pau de arara

Outro acidente grave foi registrado no início da tarde de ontem na localidade de Arara, próximo ao município de Itapipoca, distante 130km de Fortaleza. Um caminhão pau de arara transportava um grupo de 40 pessoas que iria participar de uma partida de futebol na comunidade de Escalvado, no distrito de Assunção. Conforme testemunhas, o veículo apresentou problemas no freios e tombou na estrada.

Segundo informações da 1ª Companhia do 11º Batalhão, em Itapipoca, uma criança de 7 anos e um adolescente de 16 sofreram ferimentos graves. O jovem foi levado para o Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em Itapipoca, onde permanece internado.

A criança foi transferida para o Hospital Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza, pelo helicóptero Fênix 03, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), com suspeita de traumatismo craniano.

Os demais ocupantes do caminhão sofreram escoriações leves e foram levados para o Hospital de Itapipoca. Os laudos com as causas dos acidentes devem ser divulgados em até 30 dias.

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria

Postagens mais visitadas