Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Ministério Público Federal do Ceará solicita reservas de vagas para portadores de deficiência no Sisu

As vagas disponibilizadas pela a portaria atualmente, só abrange os estudantes de escolas públicas, negros, pardos e indígenas. A iniciativa não contempla os portadores de deficiência.
Por: Larissa Uchoa
O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) solicita que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), disponibilize vagas para pessoas com deficiência. O procurador da República Oscar Costa Filho, entrou com uma ação civil pública, nesta quinta-feira (2), para a portaria do Ministério da Educação (MEC) alterar as reservas de vagas. 
As vagas disponibilizadas pela a portaria atualmente, só abrange os estudantes de escolas públicas, negros, pardos e indígenas. A iniciativa não contempla os portadores de deficiência.
A ação de autoria de Costa Filho, que busca realizar a inclusão desses portadores no quadro de vagas do programa. De acordo com o procurador, a proposta foi realizada após, uma denuncia de um deficiente, que tentou realizar a inscrição através do site e constatou que não existia esse tipo de vaga.

Fonte: Ceará agora

Postagens mais visitadas