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Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Pesquisa aponta hábitos de consumidores no Cariri

Praça de alimentação do Shopping Cariri é um termômetro de quanto a população dos municípios da região está optando pela alimentação fora de casa, uma tendência verificada nas cidades de médio e grande portes (Foto: Elizângela Santos)
Uma parceria entre a Full Vision- Cliente Oculto e Mercari Soluções e Marketing revelou o perfil dos consumidores caririenses no ramo de alimentação fora do lar. A pesquisa realizada entre os últimos dias 16 e 22, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha abordou 374 clientes de bares e restaurantes. Entre os dados mais relevantes está a insatisfação com relação à qualidade dos serviços e atendimento nestes locais.

O objetivo do estudo é traçar um perfil socioeconômico dos consumidores, analisar o grau de satisfação deles quanto aos preços, ambientes, atendimentos e cordialidade, além de observar a fidelidade aos estabelecimentos escolhidos.

Como o setor vem demonstrando um crescimento relativamente grande, o nível de exigência da qualidade do serviço aumentou. Isto porque também cresceu o poder de consumo das classes econômicas antes sem acesso aos bares e restaurantes e da demanda.

A pesquisa mostra que os comerciantes do segmento precisam ter conhecimento a respeito do mercado e, principalmente, sobre a opinião e nível de satisfação dos seus clientes. Assim, podem melhorar os padrões. Todos os participantes da pesquisa responderam a questionários presenciais e online. A idade dos entrevistados foi estabelecida em quatro faixas, sendo a primeira os de até 25 anos, que correspondem a 63%; 25 e 30 anos, 14%; 30 a 35 anos, 11%; e acima de 35, 12%.

O percentual dos que têm renda mensal média até R$1 mil é de 31%. Na faixa de R$ 1 mil e R$ 2 mil, foram 27% dos entrevistados. Já entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, 23% dos entrevistados. Os que ganham acima de R$ 3 mil, somaram apenas 18%. Do total dos pesquisados, 44% apresentou formação com ensino superior completo ou incompleto.

No que se refere à satisfação dos clientes, um dos questionamentos da pesquisa foi se, após frequentar os bares e restaurantes da região, normalmente, os clientes ficam satisfeitos. Apenas 30,64% dos entrevistados responderam sim. Apesar disso, 49,46% deles disseram que indicariam esses locais à consumidores de outras cidades.

Fidelização

No estudo, 68,28% dos pesquisados frequentam os estabelecimentos na cidade de Juazeiro do Norte, que está tornando-se o polo gastronômico da região. Já quanto à fidelização aos locais frequentados, os dados ficaram abaixo do esperado pelos comerciantes. 42% responderam que não são fiéis aos locais frequentados, enquanto que 35% afirmaram ir aos mesmos estabelecimentos. Outros 23% foram indiferentes. A pesquisa apontou ainda que há uma grande necessidade de ações que garantam a fidelização dos consumidores.

Segundo a pesquisa sobre alimentação fora do lar, na região do Cariri, o fluxo de frequentadores dos bares e restaurantes é maior 58,06% durante os fins de semana, com relação aos demais dias. Sendo que 46,77% dos entrevistados concordam em possuir más experiências nos atendimentos destas empresas. Os dados poderão servir de base para a tomada de decisões que modifiquem a realidade no setor.

Entre os entrevistados, com relação ao preço dos alimentos e bebidas, a insatisfação também dominou: cerca de 80% deles, respectivamente, não concordam com os valores dos cardápios. De acordo com um dos responsáveis pela análise, Douglas Feitosa, gerente da Full Vision- Cliente Oculto, o estudo foi feito com a proposta de observar como os empresários locais estão se planejando para a instalação de novas franquias de grandes empresas nacionais na região e como poderão atender aos chamados consumidores 2.0, nomenclatura internacional para identificar os que são ativos no processo de compra e utilizam as redes sociais para demonstrar o grau de satisfação quanto aos locais frequentados. "Em uma análise geral, a gente observou que a pesquisa pode mostrar a existência de um polo gastronômico já formado, o que revela a necessidade de mudanças quanto aos atendimentos e fidelização do público frequentador destes ambientes", conta.

Atualmente, no Cariri, existem canais de comunicação direta entre clientes e empresários. Os mecanismos são eficientes e servem como termômetro das reais necessidades dos consumidores. De acordo com a pesquisa, 54,30% do público pesquisado foi do sexo feminino, mostrando o potencial financeiro das mulheres, o que comprova que elas formam a clientela dos bares e restaurantes, em maior proporção. Ainda segundo a análise, a lealdade dos compradores é baixa, principalmente, devido à ausência de funcionários qualificados no setor de atendimento, o que reflete na insatisfação dos clientes. Estes, na maioria das vezes, não se consideram ouvidos pelas empresas.

Para o pesquisador Tiago Alencar, diretor da Mercari Soluções e Marketing, a consolidação dos dados da pesquisa e de outros estudos futuros servirão de apoio para que os empresários locais se adeqüem ao novo perfil dos consumidores.

Ele afirma ainda que a inexistência de análises deste nível impossibilita ações de melhorias do segmento e que são fundamentais para nortear os setores.

Melhoramentos

"Observamos que a pesquisa mostra a existência de um polo gastronômico já formado que requer mudanças"Douglas FeitosaSócio diretor da Full Vision- Cliente Oculto

Mais informaçõesFull Vision- Cliente Oculto
Avenida Padre Cícero-3310
Bairro Triângulo
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3085.2567

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria

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