Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Funcionários do BB paralisam as atividades em 4 agências cearenses

Quatro agências do Banco do Brasil (BB) paralisaram as atividades nesta quarta-feira, 20, no Ceará: uma em Caucaia e três no bairro Aldeota, em Fortaleza. A ação faz parte do dia nacional de luta contra o plano de funções elaborado pelo BB, que prevê redução dos salários para mais de 20 mil funcionários de todo o País.

"Querem reduzir o salário em 16,25% para cerca de 400 funcionários, dos 2.500 do Ceará. Cerca de mil funcionários do Estado podem perder verbas salariais, conquistadas na carreira ao longo dos anos", afirma o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), Carlos Eduardo Bezerra.

Segundo Carlos Eduardo, os sindicatos tentam negociação com o banco desde janeiro. "Já entregamos denuncia à presidente Dilma, ao ministro Guido Mantega, ainda assim o banco se recusa a negociar. Hoje estamos paralisando em todo o Brasil. Queremos que o banco garanta o direito da remuneração a todos os funcionários sem redução."

Greve geral
De acordo com o presidente do SEEB/CE, se o Banco do Brasil não quiser negociar, mesmo após a paralisação desta quarta-feira, os sindicatos de todo o país se reunirão para discutir uma greve geral.

Agências
As agências do BB que paralisaram as atividades nesta quarta-feira no Ceará são:
Agência Caucaia (rua Edson da Mota Correia, 812, Centro, Caucaia)
Agência Aldeota (av. Desembargador Moreira, 1199, Aldeota)
Agência Comercial Aldeota (Av. Santos Dumont, 2889, Aldeota)
Superintendência do Estado do Ceará (Av. Santos Dumont, 2456, Aldeota)

Fonte: O povo

Postagens mais visitadas