Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Professor cearense vence 3º Concurso Aprender e Ensinar categoria Nordeste


O professor Fernando Nunes de Vasconcelos, da Escola de Ensino Médio Professora Theolina de Muryllo Zacas, da rede estadual em Bela Cruz, é o vencedor na categoria Regional Nordeste do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil. O projeto é denominado "Cisterban: Semeando vida no Semiárido Cearense através de um sistema de captação de baixo custo". Outros cinco educadores foram agraciados nas demais categorias. O grupo vai ganhar uma viagem à Tunísia para participar do Fórum Social Mundial 2013.  A cerimônia de premiação do concurso aconteceu, em Brasília, na última sexta-feira, dia 22, onde estiveram reunidos 65 finalistas. Todos eles receberam troféus,tablets e um ano de assinatura da Fórum.


Os projetos buscam promover a preservação ambiental, geração de trabalho e renda, inclusão digital, inclusão de pessoas com deficiência, valorização da cultura local e resgate de saberes tradicionais, o uso de games e novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como ferramentas pedagógicas, entre outras boas ideias.


O trabalho do professor cearense consiste na construção de cisternas 80% mais baratas. “O projeto foi desenvolvido para resolver dois problemas. O primeiro é ambiental, o desperdício da bananeira. O segundo é a seca" - explica. A cisterna é composta de 80% de fibra do caule da bananeira, 5% de areia e 15% de cimento. Foram construídas dez unidades, que podem ser usadas pelas famílias da área rural Baixa Nova.


Fernando Vasconcelos agradece o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (Seduc), da 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, sediada em Acaraú, e à comunidade da escola onde leciona. O professor vem incentivando o desenvolvimento de projetos científicos junto aos alunos da unidade. Devido ao desempenho, os trabalhos receberam credenciamento para eventos nacionais e internacionais.


Conforme o site do evento, em sua terceira edição, o 3º Concurso Aprender e Ensinar recebeu 4.698 inscrições de professores de todo o País. Desses, 1.780 se certificaram, ou seja, detalharam as iniciativas ou propostas desenvolvidas em suas escolas que aproximam os estudantes, os demais professores ou a comunidade do tema tecnologia social. O 1º Concurso Aprender e Ensinar foi realizado em 2008 e recebeu 2.640 inscrições de todo o Brasil. Os vencedores foram ao Fórum Social Mundial de Belém (PA) em janeiro de 2009. Na segunda edição, em 2010, foram 3.075 inscritos, e os cinco educadores premiados viajaram a Dacar, no Senegal, em 2011.

Fonte:SEDUC

Postagens mais visitadas