Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Concertos do Nordeste segue com programação neste final de semana




Um total de 17 grupos irão se apresentar no projeto Concertos do Nordeste e levar a música erudita aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Fortaleza, no Ceará; e Cajazeiras e Sousa, na Paraíba. Outros 14 artistas convidados, representantes das raízes culturais nordestinas, completam a programação de 31 apresentações do evento, que continua com a programação nos dia 1 e 2 de março, com a realização do Centro Cultural Banco do Nordeste, Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc) e Casa Fora do Eixo Nordeste. Além dos shows com artistas dos estados do Ceará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão, o evento oferece uma série de oficinas abertas ao público e gratuitas, que estão com inscrições abertas.
Nesta sexta-feira, o Theatro José de Alencar em Fortaleza receberá os grupos Percantos (BA), Orquestra de Sopros de Pindoretama (CE) e Coco do Iguape (CE). No sábado, dia 2, sobe ao palco do teatro a Orquestra Afrosinfônica (BA), a Camará Ensemble (BA) e o Maracatu Nação Baobab. Enquanto isso o Centro Cultural Banco do Nordeste em Juazeiro do Norte (CE) terá apresentações do Trio Musiarte (CE), da Banda Cabaçal Santo Antônio no primeiro dia; e de Franklin Dantas (CE) e do Reisado Discípulos do Mestre Pedro no segundo dia. Fechando a programação deste final de semana, a Praça Dom Adauto em Cajazeiras (PB) será o palco para os shows da Orquestra Armorial (CE), da Banda Cabaçal do Sítio Cipó dos Monteiros, do Trio Trinados (CE), do Ritual de Cordas (CE) e dos Pontões de Pombal.

Segundo o gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, Tibico Brasil, várias cidades nordestinas dispõem de orquestra sinfônica e escolas de música. No entanto, ele recorda que a música erudita continua sendo apreciada por um público pequeno. “Os grupos tradicionais estudam e aprofundam seus conhecimentos empiricamente, tendo como espaços de ensaios os quintais, praças, terreiros e alpendres Nordeste afora. São mundos musicais diferenciados que pouco se encontram, mas que trabalham e intensificam o gosto pela música e por nossa cultura”, afirma Tibico Brasil.

Oficinas
Uma série de oficinas e painéis de debates com temas relacionados ao universo da música erudita e seu estudo nas escolas serão ministradas gratuitamente em todas as cidades participantes. As inscrições estão abertas e os interessados podem se inscrever pelo blog do Concertos do Nordeste (www.concertosnordeste.wordpress.com). As oficinas e debates serão realizadas durante o período da manhã e/ou da tarde.

A programação de formação começa com a oficina de Harmonia Moderna e Improvisação em Juazeiro do Norte e Cajazeiras; e a oficina de Composição Contemporânea no na capital cearense.

Um dos momentos mais importantes do Concertos do Nordeste será o debate Música nas Escolas, que será realizado no dia 2 de março em Juazeiro do Norte no Centro Cultural Banco do Nordeste. Para discutir esta temática no Cariri estarão presentes o mestre em Educação Robson Almeida (SP), o doutor em Educação Brasileira Gerardo Vieira (CE) e o maestro Amilton Godoy (SP).

Programação completa:

Fortaleza-CE
01 de Março
Formação:
09 às 12h/14 às 17h - Oficina de Composição Contemporânea
Oficineiro: Mario Ficarelli (SP)
Local: Foyer do  Theatro José de Alencar
Apresentações:
19h - Percantos ( BA)
20h - Orquestra de  Sopros de Pindoretama ( CE)
20h50 - Coco do Iguape (CE)
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar
02 de março
Formação:
14 às 17h - Oficina de Composição Contemporânea
Oficineiro: Mario Ficarelli (SP)
Local: Foyer do  Theatro José de Alencar
Apresentações:
19h - Orquestra Afrosinfonica (BA)
20h - Camará Ensemble (BA)
20h50 - Maracatu Nação Baobab (CE)
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar
Juazeiro do Norte
01 de março
Formação:
09 às 12/14 às 17h - Oficina de Harmonia Moderna e Improvisação
Oficineiro: Amilton Godoy (SP)
Local: SESC Juazeiro do Norte
Apresentações:
18h30 - Trio Musiarte (CE)
19h30 - Banda Cabaçal Santo Antonio (CE)
Local: CCBNB Cariri
02 de março
Formação:
09 às 12h- Oficina de Harmonia Moderna e Improvisação
Oficineiro: Amilton Godoy
Local: SESC Juazeiro do Norte
13 às 16h - Debate: Música nas Escolas
Convidados: Amilton Godoy (SP), Robson Almeida (SP) e mediador Gerardo Vieira (CE)
Local: CCBNB Cariri
Apresentações:
18h30 - Franklin Dantas (CE)
19h30 - Reisado Discipulos do Mestre Pedro (CE)
Local: CCBNB Cariri
Cajazeiras-PB
01 de março
Formação:
09 às 12h/14 às 17h - Oficina de Harmonia Moderna e Improvisação
Oficineiro: Marinho Boffa (SP)
Local: Auditório do Espaço Cultural Zé do Norte
Apresentações:
20h - Orquestra Armorial do Cariri (CE)
20h50 - Banda Cabaçal do Sítio Cipó dos Monteiros (PB)
Local: Praça Dom Adauto
02 de março
Formação:
09 às 12h - Oficina de Harmonia Moderna e Improvisação
Oficineiro: Marinho Boffa (SP)
Local: Auditório do Espaço Cultural Zé do Norte
Apresentações:
20h - Trio Trinados (CE)
20h50 - Ritual das Cordas (CE)
21h30 - Pontões de Pombal (PB)
Local: Praça Dom Adauto
Serviço
Concertos do Nordeste
Data: 1º e 2º de março
Informações: (85) 3262-5011
www.concertosnordeste.wordpress.com
Assessoria de Imprensa / Miséria

Postagens mais visitadas