Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Ceará tem menos de um médico para cada mil habitantes

Na comparação com outros estados, a proporção de médicos no Ceará que atuam no Sistema Único de Saúde é ainda pior que a situação geral. São 0,75 profissional para cada mil habitantes, a terceira pior proporção do País, à frente apenas de Pará e Maranhão. Em Fortaleza, a relação chega a 1,37, sexta pior entre as capitais.
A pesquisa Demografia Médica no Brasil, divulgada ontem pelo Conselho Federal de Medicina, mostra que a taxa de médicos por habitantes no SUS é a metade da taxa média apresentada no País.
“Mesmo considerando as limitações dos registros, podemos dizer que, para um sistema de saúde público e universal, a presença de médicos no SUS é insuficiente”, avaliou o coordenador do trabalho, Mário Scheffer. De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, atuam no SUS 215.640 médicos, o equivalente a 55,5% dos 388.015 profissionais registrados no País.
 
Fonte:iguatunoticias

Postagens mais visitadas