Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Candidatura de Lula em 2014 à Presidência é descartada

O diretor-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, rechaçou nesta segunda-feira (21) a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se candidatar ao Palácio do Planalto em 2014.

—A nossa candidata em 2014 chama-se Dilma Rousseff. Vamos trabalhar pela sua eleição, para que a gente continue neste governo extraordinário que, apesar das dificuldades, pode fazer muita coisa pelo Brasil.

A afirmação foi feita antes de Okamotto participar de encontro com intelectuais da América Latina no Instituto Lula, na capital paulista.

Indagado se Lula poderia pleitear a candidatura ao governo do Estado de São Paulo, nas eleições gerais de 2014, Okamoto afirmou:

— Eu acho que não, mas qualquer coisa tem que perguntar para o presidente (Lula)".

De acordo com o diretor-presidente do instituto, Lula iniciará, depois do carnaval, uma série de viagens pelo Brasil, as quais não classifica como reedição das antigas caravanas da cidadania. A primeira viagem será para Brasília, onde o ex-presidente encontrará com parlamentares da base aliada, como ocorreu logo após o início do governo Dilma Rousseff.

— Vamos rever este pessoal e vamos viajar mais pelo Brasil e aceitar os convites feitos.

Antes do carnaval, Lula viajará também para Cuba, Estados Unidos e República Dominicana. Além de participar de uma reunião da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) na Etiópia.

Okamoto considerou natural o encontro entre o ex-presidente o atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, juntamente com seu secretariado, na semana passada.

— Ele foi lá como alguém que administrou o País por oito anos. Se você fosse prefeito ou governador, não iria querer também a visita dele?

Okamotto criticou, ainda, a forma como setores da imprensa divulgaram o encontro.



Fonte: R7 com infomações do Estadão/Site MIséria

Postagens mais visitadas