Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Santana do Cariri-CE: Cruz do Pontal desaba na serra um dia antes da Romaria de Benigna

A Cruz no alto da serra desabou por falta de manutenção. (Foto: Agência Miséria)
O pontal da Santa Cruz é o principal símbolo turístico do município de Santana do Cariri que viverá nesta quarta-feira a 9ª Romaria da Jovem Benigna, conhecida como Heroína da Castidade. Todavia, a festa religiosa não terá a cruz no alto da serra já que a mesma desabou por falta da devida manutenção. Ela é toda de aço com 20 metros de altura e pesando cerca de 17 toneladas.

Provavelmente, o tombo foi motivado por ventos fortes durante a madrugada de anteontem deixando apenas um dos 17 metros fincado no alto da serra, sendo impossível vê-la à distância como antes. O tombo foi por cima do mirante, destruindo o espaço onde os turistas tiram fotos, mas não atingiu a capela que fica ao lado. Moradores das imediações ouviram o barulho da queda da estrutura metálica no solo.

O tombo foi motivado por ventos fortes durante a madrugada de anteontem deixando apenas um dos 17 metros fincado no alto da serra, sendo impossível vê-la à distância como antes. (Foto: Agência Miséria)

A cruz foi inaugurada no dia 1º de janeiro de 2001 para marcar a passagem do século em substituição e uma de madeira que existia no local. Já são quase 12 anos sem manutenção na cruz do pontal que é um dos geotopes do Geopark Araripe reconhecido pela UNESCO e gerenciado pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Com o tombo da mesma, os visitantes que forem participar da Romaria de Benigna não terão esse atrativo.

Segundo o padre Paulo Lemos Pereira, a romaria vai marcar os 71 anos da morte de Benigna e todos vão orar pela beatificação da mesma nesta quarta-feira em Santana do Cariri. Ele está na expectativa da participação de representantes de todas as paróquias da Diocese de Crato. As caravanas serão acolhidas às 14 horas no Distrito de Araporanga de onde seguirão em carreata até Inhumas com uma para-liturgia às 15h30min na Capela do Martírio ou Memorial de Benigna. Posteriormente, caminhada até a Igreja Matriz, onde está sepultada Benigna, e o término com uma Solene Concelebração.

Fonte: Miséria

Postagens mais visitadas