Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Pesquisa revela nível do conhecimento da população sobre saneamento básico

Uma pesquisa do Instituto Trata Brasil revelou o nível de conhecimento dos cearenses sobre o saneamento básico. O resultado mostrou que 56% dos entrevistados entendem o sistema como sendo “serviços de esgoto”. Além disto, 27% responderam que são “serviços de água”, 21% “coleta de Lixo”, 18% “limpeza pública”, 17% “limpeza de bueiros” e 11% “despoluição de rios”.

Com isso, 81% dos entrevistados relacionaram o saneamento com algum dos quatro serviços da área, e apontaram que a grande maioria dos entrevistados sabem quais os itens que compõem o saneamento (distribuição de água, coleta de esgoto, coleta de lixo e drenagem de águas pluviais).

Mas como utilizar esses serviços? Essa pergunta ainda aponta o desconhecimento do público, que faz confusão na hora de usar de forma adequada estes serviços.
De acorodo com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a empresa enfrenta problemas com a má utilização do sistema de esgoto, tanto pela colocação de lixo dentro dos tubos, como pelo despejo inadequado de água de chuva dentro da rede de esgoto. Essa atitude acaba gerando transbordamentos e entupimentos no sistema de esgotamento sanitário, e causando prejuízos para a empresa e população.
Fonte: O Povo / Miséria

Postagens mais visitadas