Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Eleições 2012: Ronaldo da Cerâmica está liderando no Crato com 54%, diz Ibope


"Ronaldo da Cerâmica", filiado ao PMDB, tem a preferência de 54% dos eleitores, segundo pesquisa do Ibope. (Foto: Agência Miséria de Comunicação)
Se as eleições fossem hoje o próximo prefeito do Crato, na Região Sul do Ceará, seria Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, registrado na Justiça Eleitoral como "Ronaldo da Cerâmica", filiado ao PMDB e candidato da Coligação "É a vez do povo". A pesquisa do Ibope, contratada pelo Diário do Nordeste, diz que ele tem a preferência de 54% dos eleitores d0 Município.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 deste mês com 301 eleitores da cidade do Crato e está devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral. Considerando um grau de confiança de 95%, a margem de erro é de seis pontos percentuais para mais ou para menos.

Estão disputando a Prefeitura do Crato quatro candidatos apresentados pelo PMDB, o líder da pesquisa e por PSB, PV e PT, todos coligados com outros partidos. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, um total de 211 candidatos a vereador pediram registro para a disputa de vagas na Câmara Municipal.

Números

O objetivo da pesquisa foi levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. Ela foi realizada com eleitores de 16 anos ou mais na área de estudo e utilizou o modelo de amostragem de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio.

As entrevistas foram pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa e realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público. Houve filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários, diz o relatório.

Neste momento da campanha, o candidato do PMDB tem 54% das intenções de voto. Em segundo lugar está o candidato Cícero Luiz Bezerra Franca, registrado como "Dr. Cícero" (PV), com 18%. Em patamar inferior, diz o Ibope, aparecem Antônio Roque de Araújo, "Roque" (PSB), com 6% da menções e Francisco Marcos Bezerra Cunha, "Marcos Cunha" (PV), com 6% das intenções de voto.

Rejeição

Roque é o candidato com maior rejeição, 46% dos eleitores disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Dr. Cícero e Marcos Cunho têm respectivamente 27% e 19%, enquanto Ronaldo da Cerâmica tem o menor índice, 8%. Na parte espontânea, quando não é apresentada a relação de candidatos, Ronaldo é citado por 45% dos eleitores e os demais têm 13%, 4% e 3%.

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria

Postagens mais visitadas