Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Dilma cede a pressão do PT e vai participar de campanhas eleitorais

Diante da pressão do PT e do mau desempenho dos candidatos do partido nas principais cidades do País, a presidenta Dilma Rousseff sinalizou que deve finalmente participar da campanha a partir de 8 de setembro. A sinalização ocorreu em conversa com o presidente nacional do PR, Rui falcão, no Palácio do Planalto na semana passada.

Dilma ainda não definiu nem como nem onde vai participar, mas a expectativa do partido é que ela vá a pelo menos três cidades: São Paulo, Recife e Belo Horizonte. Nesta última, a presidenta já atuou nos bastidores forçando uma intervenção no PSD, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, em favor do candidato do PT, Patrus Ananias.

A definição da data para Dilma entrar na campanha, em setembro, foi estipulada pela própria presidenta que quer primeiro resolver pendências do governo na área econômica, e também programa de concessão de rodovias e ferrovias antes de se dedicar a atividades eleitorais.

O PT espera que, além de gravar programas de TV com os principais candidatos do partido, Dilma vá pessoalmente às cidades e suba nos palanques. “Essa é a expectativa que nós temos, é o que ela disse para o Rui Falcão. Depois do dia 7, ela vai gravar e vai a alguns lugares. Onde ela também não disse, mas, se tiver qualquer decisão, Recife, São Paulo e Belo Horizonte vão estar na programação”, afirmou Humberto Costa, candidato do PT na capital pernambucana.

Anteriormente, em julho, Dilma havia dito que não ia se envolver nas campanhas eleitorais . A presidenta tinha uma orientação muito clara: eleição é problema dos partidos. E disse ainda que a melhor forma de ajudar na eleição era o Brasil continuar indo bem.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra na campanha eleitoral oficialmente nesta sexta-feira ao lado do prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB). Lula também vai aproveitar a visita para gravar seu apoio ao peemedebista.

Ainda não foram definidas as datas sobre quando Lula vai fazer campanha para o PT em outras cidades, nem para São Paulo, do candidato petista Fernando Haddad. O partido está tentando organizar uma agenda para o ex-presidente. Embora Lula não comece por São Paulo, a expectativa do PT é que ele concentre suas participações na campanha do ex-ministros da Educação.

Fonte: Último Segundo - IG / Miséria

Postagens mais visitadas