Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Terminam nesta segunda matrículas dos candidatos aprovados na 1ª chamada do Sisu


Os selecionados na primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) têm até esta segunda (9) para efetuar a matrículas nas instituições onde foram aprovados. Com a greve de professores e servidores das universidades federais, o período, que antes era de apenas dois dias úteis, foi ampliado para que os alunos tivessem mais tempo e não corressem o risco de perder a vaga.
 
Para evitar problemas, universidades pelo país adotaram matrículas via internet e outros planos "B". O ministro da Educação, Aloizio Mercadante,disse que o prazo não seria adiado em decorrência da greve.
 

Segunda chamada
 

Uma segunda chamada está prevista para 13 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher vagas remanescentes. O candidato interessado em participar da lista de espera deverá fazer essa opção no próprio site do Sisu entre os dias 13 e 19 de julho.
 
Para participar do Sisu, os candidatos precisavam ter feito o Enem 2011 e ter nota maior do que zero na redação. Segundo o MEC, algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos.
 
Foram 642.878 candidatos inscritos para disputar as mais de 30 mil vagas oferecidas em todo o país. A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) foi a instituição mais procurada, com 152.196 inscrições. As inscrições acabaram na última sexta-feira (22).

Fonte: UOL / Miséria

Postagens mais visitadas