Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Criação de vagas no CE despenca 51% no semestre


Setor de serviços, com quase 13 mil postos gerados, continua impulsionando os números do Estado. Indústria tem feito o papel contrário (Foto: Marília Camelo)
O Ceará continua criando vagas de trabalho, mas, por conta do nítido arrefecimento da economia nacional, o ritmo de ampliação do mercado de trabalho está mais lento. Nos seis meses iniciais deste ano, o Estado - colhendo os frutos pouco suculentos da crise que se instalou em partes do mundo e afetou o Brasil - obteve o pior resultado para o primeiro semestre desde 2009. Foram criados 9.979 postos formais, contra 20.352 em igual período de 2011, o que significa uma diminuição de 50,9% no saldo (diferença entre contratações e demissões) de empregos.

Os dados estão presentes no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e foram divulgados, ontem, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

2º do Nordeste

Ao todo, no acumulado de janeiro a junho, 243.921 profissionais foram admitidos no Estado, enquanto 233.942 acabaram desligados de suas funções.

Mesmo com números menos sólidos, o Ceará conseguiu a segunda maior geração de empregos formais do Nordeste, perdendo para a Bahia (30.334). Pernambuco não passou de 8.800 novos postos, enquanto Alagoas lamentou a perda de mais de 37 mil empregos

Peso negativo

Conforme Erle Mesquita, coordenador de Estudo e Análise de Mercado do IDT (Instituto de Desenvolvimento do Trabalho), para o enfraquecimento do desempenho, favoreceram, preponderantemente, os setores de indústria de transformação e construção civil. O primeiro fechou mais de 2 mil vagas formais no primeiro semestre; e o segundo amargou saldo negativo de 780. Somente na indústria de calçados, 2.243 trabalhadores perderam seus empregos.

De acordo análise de Mesquita, o mercado de trabalho local não deixou de absorver profissionais, mas agora faz isso com menor intensidade.

Serviços ainda em alta

Na outra ponta, influenciando positivamente as estatísticas, está o setor de serviços, que tem tradicional força no Ceará.

Mesmo em um cenário desfavorável, criou quase 13 mil postos na primeira metade deste ano, pouco abaixo dos 14 mil verificados no ano passado. Destacam-se as performances no segmento de serviços médicos e odontológicos (com mais de 3 mil vagas) e também imobiliário (saldo de 4.456 postos).

Outra atividade com grande potencial no Estado, o comércio (varejista e atacadista) teve baixa participação no primeiro semestre, somando apenas pouco mais de 600 vagas.

Concentração

Do total de 9.979 de saldo no semestre, 9.621 (ou 96,4%) foram contabilizadas na Região Metropolitana de Fortaleza, de acordo com o MTE.

Levando-se em conta apenas o mês de junho, obteve-se o melhor resultado do ano no Ceará, de acordo com o Ministério do Trabalho. Ainda assim, este foi o pior desempenho para o mês nos últimos cinco anos. O saldo foi de 3.926, com 41.341 contratados e 37.415 demitidos. Serviços foram responsáveis por cerca de 75% dessas novas ocupações, superando 2.900 novos postos formais.

Agropecuária
Outro destaque vai para a agropecuária, com 1.018 a mais. De acordo com Erle Mesquita, este setor, costumeiramente, celebra bom desempenho no meio do ano, principalmente na região do Perímetro Irrigado e Baixo Jaguaribe. Somente no município de Icapuí, foram geradas 254 oportunidades no mês passado. Quixeré, Aracati e Russas vieram em seguida.

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria

Postagens mais visitadas