Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Até agora, só 21% dos inscritos no Sisu solicitaram matrícula pela Internet


Na última sexta, servidores da UFC em greve impediram que os alunos realizassem a matrícula (Foto: André Salgado)
É através da solicitação de matrícula online que os alunos classificados via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem garantir vaga para o segundo semestre da Universidade Federal do Ceará (UFC). Até o meio-dia de ontem, 350 alunos realizaram o procedimento virtual. Isso representa 21% do número de alunos classificados. Ao todo, são 1.637. 

O sistema, que está no ar desde a noite de segunda-feira, fica disponível até o dia 9 de julho – data limite para a inscrição dos novos alunos. Segundo o coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da UFC, Miguel Franklin, a matrícula online foi a alternativa encontrada para dar continuidade ao processo. Na última sexta-feira (29), servidores da UFC em greve impediram que os alunos realizassem a matrícula presencial.

A previsão é que ocorram 900 solicitações online. “Baseados em dados históricos das matrículas do Sisu, esperamos que 60% das vagas sejam ocupados nessa primeira chamada”, destaca Miguel Franklin. O estudante Walisson Lopes, 22, é um dos classificados no curso de Direito noturno. Porém, até ontem não sabia do novo processo de matrícula online. “Não estou sabendo de nada. Fui impedido de fazer a matrícula presencial, comunicaram que o processo retomaria apenas com o fim da greve e, desde então, não soube de mais nada”, comenta.

O coordenador da universidade ressalta que a informação do novo sistema de matrícula está no site. “O edital prevê que os alunos busquem informações atualizadas no site da UFC. Quem não fizer a matrícula online vai perder a vaga”, alerta. Ele acrescenta que o sistema desenvolvido não tem apresentado falhas atualmente. “No início, houve alguns problemas, pois alguns alunos tinham e-mail no hotmail, que dava erro na mensagem de confirmação. Foi preciso lançar uma nova versão”, admite.

A expectativa é que o processo virtual de solicitação de matrícula persista nas próximas edições do Sisu. “Vamos fazer melhorias no sistema para ser utilizado em outras edições, já que está atendendo às necessidades da universidade”. Segundo Miguel Franklin, os alunos que realizaram a matrícula de forma presencial estão garantidos. “Muitos alunos do Interior conseguiram e não precisam repetir a validação pelo sistema online”, diz.

Na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), a matrícula foi adiada para hoje, sexta (6) e segunda (9). Os estudantes devem ir ao Campus da Liberdade da Unilab, em Redenção, com os documentos necessários. (colaborou Mariana Freire)

ENTENDA A NOTÍCIA
Alunos classificados via Sisu para o segundo semestre da UFC devem realizar a matrícula online. O processo virtual fica disponível até o dia 9 de julho - data limite para a inscrição. Sistema foi criado diante da greve dos servidores.
Serviço 
As matrículas para o IFCE podem ser feitas por meio do site do instituto dos dias 5 a 9 de julho

Fonte: O Povo / Miséria

Postagens mais visitadas