Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Apenas 28% dos classificados realizaram matrícula online da UFC


A confirmação de matrícula deve ser feita presencialmente (Foto: ANDRÉ SALGADO/ESPECIAL PARA O POVO)
Estão sobrando mais de mil vagas para os cursos de graduação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Isso porque apenas 472 alunos classificados via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) garantiram vaga através da solicitação de matrícula online. O número representa 28% do total de aprovados, que foi de 1.637. O prazo terminou ontem e os dados são parciais, das 15 horas. O balanço final será apresentado hoje. 

A UFC não soube precisar o número de vagas disponíveis por curso. A previsão é que até quinta-feira esse dado esteja disponível. No ano passado, a primeira chamada teve 60% de alunos matriculados. A expectativa da UFC era que esse número se repetisse - como mostrado em matéria publicada no O POVO na semana passada. O que não aconteceu.

Esta foi a primeira vez que a solicitação de matrícula da UFC foi feita pela Internet. A estratégia teve de ser adotada após servidores técnico-administrativos da UFC em greve impedirem a realização da matrícula presencial.

Para o pró-reitor de Graduação da UFC, Custódio Almeida, o baixo número de solicitações não está relacionado ao novo processo adotado. “A solicitação de matrícula virtual não prejudicou os candidatos, pelo contrário. O sistema online facilitou porque não foi preciso se deslocar até o campus da UFC. Se fosse presencial, o número também seria baixo”, argumenta.

Segundo ele, outros fatores devem ser levados em consideração, como a realização de duas seleções no mesmo ano. Em 2011, todos os alunos aptos se matricularam apenas no início do ano. “Esse é um forte indicador para definirmos se serão feitos um ou dois Sisus por ano. A tendência é voltarmos a fazer apenas um para preencher as vagas dos dois semestres”, antecipa.

Outro ponto que pode ter contribuído para a baixa adesão, de acordo com o pró-reitor da UFC, seria a não aptidão do candidato a entrar no curso superior. O sistema permite que alunos que não concluíram o ensino médio participem da seleção. “Tem também aqueles que já estão na universidade e fazem a seleção apenas para provar que são capazes de entrar em outro curso”, acrescenta.

Vaga perdida

Quem não atendeu ao chamado para realizar a matrícula online até ontem perdeu a vaga. De acordo com Custódio Almeida, apenas os alunos que não conseguiram por razão técnica seriam chamados para refazer a solicitação. “Se o aluno nem tentou fazer matrícula, perdeu a vaga. O sistema registra quando o aluno tenta e não consegue fazer matrícula. Estabelecemos uma comunicação direta com os alunos que tiveram problema. Eles voltaram ao sistema e refizeram a matrícula”, destaca.

Serviço 
2ª chamada dos classificados do Sisu
Divulgação: sexta-feira (13)
Matrícula: 17 e 18 de julho

Saiba mais 

Novas chamadas
Quem aguarda por uma vaga tem ainda a chance de ser classificado na 2ª chamada. A partir do dia 13, o MEC deve publicar a nova lista. Já a publicação da primeira chamada de lista de espera ocorre em 23 de julho. 

A expectativa é que na 2ª chamada, cerca de 80% dos alunos preencham as vagas. Sobrando os 20% restantes para a lista de espera. “Nessa etapa, estão os candidatos que realmente têm interesse na vaga”, classifica Custódio.

Próximos passos
Aqueles que realizaram a solicitação da matrícula pela Internet devem entregar os documentos (inclusive a solicitação gerada online) até o dia 2 de agosto - no campus da UFC ou enviada pelos Correios, com postagem até o dia 2 de agosto.

A confirmação de matrícula ocorrerá na primeira semana de aula e se dará presencialmente. O candidato deverá procurar a sua coordenação de curso para assinar a ata de confirmação de matrícula.
Fonte: O Povo / Miséria

Postagens mais visitadas