Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

40% dos acidentes com crianças ocorrem em casa


Julho é sinônimo de férias e é nesse período que a criançada costuma passar mais tempo em casa. Pensando nisso, os pais devem redobrar os cuidados para evitar os acidentes domésticos.

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria confirmam que mais de 40% dos acidentes envolvendo crianças acontecem justamente dentro de casa e principalmente na cozinha, onde estão os maiores riscos. A prevenção ainda é a melhor medida e a mudança de alguns hábitos podem fazer toda a diferença.

Dentro de casa, também se deve dificultar o acesso aos medicamentos. “Em muitas famílias há pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos e deixam esses produtos em locais baixos. As crianças encontram, ingerem esses medicamentos e os prejuízos são incalculáveis”, fala a médica Isabel Matos. Ela cita ainda o impacto causado por acidentes envolvendo soda cáustica que, embora tenha seu uso controlado, ainda está presente em algumas casas.

O contato com essa substância- utilizada também como produto de limpeza – provoca queimaduras gravíssimas e, quando ingerida, pode levar a criança á morte.

“É preciso ter muito cuidado. A soda cáustica é usada na periferia. Há casos em que a criança ingere o produto e tem que passar por uma série de cirurgias. Em muitos casos, é preciso fazer a substituição do esôfago, isso quando o acidente não leva á morte”, destaca Isabel. 

É também dentro de casa que estão os riscos de choques elétricos, quedas, seja dos móveis ou, em casos mais graves, de locais mais altos. Muitas vezes só a proteção de tomadas não é suficiente e os pais devem se manter vigilantes. “A padronização das tomadas tenta reduzir esses riscos. Na criança, a descarga elétrica tem um impacto bem maior e, muitas vezes, provoca uma parada cardiorrespiratória”, diz.

Fonte: 180 Graus / Miséria

Postagens mais visitadas