Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

UFC é a segunda universidade mais procurada do Brasil


O processo de matrícula começa nesta sexta-feira e segue até o próximo dia 9 (Foto: Sara Maia)
Apesar de o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre ter saído ontem, Juliana do Nascimento precisará esperar um pouco mais para saber se terá uma vaga para o curso de Letras/Português na Universidade Federal do Ceará (UFC). Como a pontuação não foi suficiente para a primeira chamada, a expectativa é entrar na segunda, que deve ser divulgada no dia 13 de julho. 

Ela disputou uma das 3.154 vagas disponibilizadas por instituições cearenses, que receberam 156.343 inscrições de estudantes de todo o País. Com esses números, o Ceará é o terceiro estado com mais inscrições e a UFC, a segunda mais procurada do Brasil, com 108.574 inscrições para 1.637 vagas. O primeiro lugar é ocupado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 152.196 inscrições.

Até a última sexta-feira, prazo final, 642.878 candidatos se inscreveram no Sisu. Com o total de 1.245.437 inscrições, uma vez que cada pessoa pode optar por até dois cursos, os estudantes disputaram 30.548 vagas em 56 instituições. O processo de matrícula começa na próxima sexta (29) e termina somente no dia 9 de julho. Seguindo o cronograma proposto pelo Ministério da Educação, o resultado da segunda chamada será divulgado no dia 13 de julho, com matrículas abertas entre os dias 17 e 18 de julho.

Matrícula

Apesar da greve dos servidores e professores que está acontecendo em diversas instituições públicas do País, a matrícula dos relacionados na primeira chamada está garantida na UFC, segundo o professor Miguel Franklin, coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da universidade. Ele indicou que foi feito um acordo com os servidores para que o processo seja realizado e os alunos não saiam prejudicados.

O professor Miguel Franklin também relacionou a grande procura pelos cursos da UFC a três fatores: a reputação da universidade, a quantidade de vagas e a ausência de ações afirmativas (sistema de cotas). Para ele, como a UFC ofereceu 1.637 vagas, os candidatos veem suas chances crescerem para ocupar um local na universidade, “uma das maiores e melhores do Brasil”, ressalta.

Segundo Miguel Franklin, os cursos da Capital ainda concentram a maior parte das inscrições e, no último processo do Sisu, as poucas vagas ociosas foram nos campi do interior do Estado e nos cursos menos procurados. No entanto, a expectativa é de que todas as vagas sejam preenchidas na primeira chamada.

Franklin lembrou que, nas últimas três edições do Sisu, casos de pessoas que ocupam vagas que não querem (e acabam por abandoná-las) vêm sofrendo uma redução. Para ele, esse tipo de comportamento vai ser minimizado com a consciência de saber que aquela vaga tem um custo.

ENTENDA A NOTÍCIA

Através do Sisu, 56 instituições públicas de ensino superior ofereceram vagas aos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Ceará, UFC, IFCE e Unilab oferecem 3.154 vagas em 92 cursos.

Fonte: O Povo / Miséria

Postagens mais visitadas