Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Comércio lidera empregos na maior parte do país em 2010


O comércio foi a atividade que mais gerou empregos entre 2007 e 2010 em quatro das cinco grandes regiões brasileiras. Apenas no Nordeste o comércio ficou em segundo lugar em geração de empregos, perdendo para a construção.
 
A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta  quarta-feira (16) com base no Cadastro Central de Empresas (Cempre), que reúne informações cadastrais e econômicas de empresas.  O relatório analisa números de 2007 a 2010.
 
No Sudeste, em 2010, o comércio foi responsável por 23,3% dos novos empregos; no Sul, 28,3%; no Centro-Oeste, 22,6%; e no Norte, 20,4%. No Nordeste, 19,6% dos novos empregos foram no comércio, mas a construção gerou 20,1% dos novos vínculos.
 
Pela primeira vez desde 2007, o comércio aparece em primeiro lugar em pessoal assalariado, com 18,7%, ultrapassando por pouco as indústrias de transformação, que empregaram 18,6% dos assalariados.

Fonte: G1 / Miséria

Postagens mais visitadas