Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Camilo Santana acusado de articular contra o PT no Cariri

Segunda matéria do Jornal O Povo, jornalista Tarso Araujo, o deputado estadual licenciado e atual secretário das Cidades, Camilo Santana (PT), estaria interferindo politicamente em cidades do Cariri, deixando descontentes setores do partido. A matéria destaca que, para alguns petistas, Camilo Santana muitas vezes age mais como aliado do governador Cid Gomes (PSB) do que na defesa dos interesses do PT.

O jornalista Tarso Araujo, cita o caso de Santana do Cariri, onde “foi fechado acordo com aval de Camilo, para que o presidente do PSB, José Maia, ligado politicamente ao secretário, seja vice na chapa de Werton (Beto) Garcia (PSD), atual prefeito, reconduzido ao cargo após ser afastado pela Câmara Municipal”. O detalhe do quadro é que os vereadores que formam a bancada do PSB votaram pelo afastamento de Beto Garcia e são contrários ao acordo entre o PSB e o grupo político de Jesus Garcia, pai do atual prefeito.

O jornal diz, ainda, que o acordo entre José Maia e Beto Garcia foi fechado com aval de Camilo Santana que esteve na cidade em abril e participou de evento articulado por PSD e PSB, e disse apoiar a chapa formada por Beto Garcia e José Maia. Para a presidente do PT local, Marta Moreira, Camilo Santana se equivocou ao fazer parte da articulação e do evento. “Acho que o Camilo deveria ter conversado com o diretório do partido e com outras lideranças que o apoiaram na eleição passada, e que hoje são oposição aos Garcia,” afirmou.

A matéria confirma, também, o envio de carta do Diretório local ao diretório estadual do PT pedindo explicação de Camilo Santana e um posicionamento da direção estadual do partido.

O outro caso citado na matéria é Araripe, onde o secretário Camilo Santana vem se colocando contra a pré-candidatura do PT, e quer apoiar o prefeito Humberto Germano. Os petistas da cidade temem algum tipo de intervenção, o que, impossibilitaria lançar nome na disputa municipal.


Fonte: Site Miséria

Postagens mais visitadas