Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Cagece vai realizar concurso para 315 vagas


O governo do estado do Ceará vai realizar concurso público para a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O governador Cid Gomes (PSB) autorizou na tarde desta quarta-feira (25) a seleção para 315 vagas, mais 630 para cadastro de reserva. O concurso vai disponibilizar vagas para níveis médio e superior em várias áreas. A data da publicação do edital ainda não foi divulgada pela Cagece. De acordo com a companhia, com a autorização garantida, será feito um estudo de demanda para a distribuição de cargos.

Segundo a Cagece, a ideia deste concurso é priorizar a área operacional e a necessidade de pessoal para novos sistemas. O último concurso realizado pela Cagece foi há 11 anos, em 2001, ocasião em que preencheu 80 vagas em nível superior e técnico. Atualmente, a companhia informa que possui 1.151 empregados próprios.

A Cagece tem a concessão dos serviços de água e esgoto de 150 municípios no Ceará. A cobertura de abastecimento de água no estado, nas localidades atendidas pela Cagece, é de 97,71%, atingindo, segundo a companhia, mais de 5 milhões de pessoas, em 259 localidades. A extensão da rede de distribuição de água no estado é de 10.649.495 metros.

A Companhia oferece serviços de esgotamento sanitário a 71 localidades no Ceará, representando uma cobertura de 37,23%, equivalendo a 1,89 milhão de pessoas. EmFortaleza, a cobertura de esgotamento sanitário é de 53,60%.

A liberação do concurso foi assinada durante reunião no Palácio da Abolição entre o governador, o secretário das Cidades, Camilo Santana e diretores da Cagece. Segundo o presidente da companhia, Gotardo Gurgel, há necessidade de contratar novos funcionários para suprir a carência de quadro deixada por desligamentos e aposentadorias.

Fonte: G1-CE / Miséria

Postagens mais visitadas