Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Semana Santa se aproxima e estoque de sangue no Hemoce preocupa

Está se aproximando mais um feriadão e a direção do Hemoce volta a implorar aos doares quanto a necessidade da reposição do estoque para os casos de necessidade por parte dos hospitais. Em Juazeiro do Norte, o Hemonúcleo realiza em média de 850 coletas de sangue por mês a partir dos doadores fidelizados com nomes em cadastro e freqüência regular.

Segundo a gerente do setor de captação do órgão, Neirivam Sampaio, o Hemonúcleo se esforça no dia a dia para aumentar o número de cadastrados e, consequentemente, maior volume de sangue ao dispor dos pacientes. Nesta quinta-feira, Dia Internacional da Mulher será desenvolvida uma programação especial em homenagem às doadoras de sangue.

Tudo começa com um café da manhã, seguindo com a entrega de brindes, botões de rosas, chocolates e um cartão a cada mulher doadora. Haverá ainda show de MPB à base de voz e violão nos períodos da manhã e tarde, bem como lanches diferenciados. A homenagem é direcionada à mulher, mas a programação já se insere num esforço em torno da campanha da Semana Santa 2012.

Neirivan observa que, historicamente, o feriado da Semana Santa se constitui no de maior volume de atendimentos nas emergências dos hospitais. Na contramão dos fatos, ocorre uma diminuição no número de doações de sangue em todo país nesse período. No Ceará, o feriado coincide com o início das chuvas que, além de provocar viroses e focos de dengue, dificulta o acesso do doador ao Hemocentro.

Apesar disso, observa a gerente de captação, os hospitais precisam ter seus estoques mantidos para atender pacientes que necessitam de transfusão de sangue nas emergências, cirurgias e tratamentos de doenças. Ela avisa que para doar sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento com foto.

Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável legal. Para tanto, em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.

Fonte: Site Miséria

Postagens mais visitadas