Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Jovem morre após ser atingido por raio

Um trespassense morreu na tarde desta terça-feira, após ser atingido por um raio, na praia de Imbé.

Conforme informações, por volta das 18h, Willian Magnus Dorr, 22 anos, caminhava no local juntamente com sua namorada, quando foram surpreendidos por uma forte chuva. Nas proximidades da guarita 132, o jovem foi atingido pela descarga elétrica, sofrendo uma parada cardíaca.

Willian chegou a ser socorrido por salva-vidas que atuavam na praia, os quais o encaminharam rapidamente ao Posto de Saúde de Imbé. Ele acabou não resistindo, vindo a falecer logo após.

Willian cursava Engenharia Civil na Unijuí, e atualmente trabalhava na empresa Evolução Engenharia, de Três Passos.

O corpo do jovem, que estava previsto para chegar à cidade durante a madrugada desta quarta-feira, chegou a Três Passos após o meio-dia. O sepultamento ocorrerá às 19h.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 80% dos casos de morte por raios poderiam ser evitados caso as pessoas soubessem como se proteger.

O instituto criou uma cartilha onde faz as seguintes orientações que devem ser seguidas durante tempestades: não fique em campos abertos, praias, próximo de árvores ou perto de cercas, não fique em abrigos abertos como varandas, toldos ou sacadas.

A melhor orientação é procurar um veículo para se abrigar ou uma edificação. Na cartilha, o Inpe ainda esclarece que a maioria das pessoas é atingida por correntes indiretas, ou seja, dos raios que vêm pelo chão. Os casos em que as pessoas são diretamente atingidas pelos raios são raros, porém, causam morte instantânea.

Fonte: Site Miséria/Uol Notícias

Postagens mais visitadas