Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Iguatu poderá ter campus da UFC

A instalação de um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Iguatu, região Centro-Sul do Estado, está nas mãos do Ministério da Educação (MEC).

Um projeto de indicação do deputado federal Antonio Balhmann (PSB-CE) foi autorizado ontem pela mesa diretora da Câmara dos Deputados a ter o despacho publicado no Diário da Câmara dos Deputados hoje.

A sugestão vai para o poder executivo, que decidirá sobre o assunto.

Segundo Balhmann, a solicitação partiu da necessidade de atender novas demandas de profissionais qualificados, já que Iguatu é o principal polo econômico da região, com atividade industrial de móveis, calçados e serviços.

A população local é de quase 100 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número é o dobro, quando se considera toda a microrregião.

O censo constatou ainda que dois terços dos estudantes de Iguatu estão no ensino médio, o que demonstra a necessidade de instituições de ensino superior para o curto prazo.

“Estamos vivendo uma boa fase de desenvolvimento no País. Chegou a hora de contemplar regiões com menor número de escolas superiores, como o Nordeste”, ressaltou Balhmann.

No Ceará, já está prevista a instalação da Universidade Federal da Região do Cariri, que atenderá a uma das maiores regiões do Estado.

Fonte: Site Miséria/O Povo

Postagens mais visitadas