Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Conflito político fará filho de Tiririca fazer campanha de 2012 sem o pai

Dono de circo há três anos, o humorista Everson Silva, 26, ainda não tem a fama do pai, o deputado federal Tiririca (PR-SP), mas ao decidir se vestir de Tirullipa na busca por uma vaga de vereador em Fortaleza nas eleições de 2012 ele prevê dias turbulentos. Tiririca foi o candidato mais votado para a Câmara dos Deputados no ano passado, apesar de ter sido alvo de críticas de vários adversários.

“Já estou até vendo. Vão dizer que tem o palhaço pai e agora é o palhaço filho”, disse Tirullipa em entrevista.

Na campanha eleitoral, ele promete “não fugir das origens” de palhaço circense. Na disputa de 2010, Tiririca fez uma série de vídeos para o horário eleitoral gratuito que se limitavam a fazer graça, sem nenhum conteúdo político. “Se fosse para tirar minha identidade eu preferia nem entrar para a política”, disse Tirullipa. O fato de o PR ser oposição no Ceará impedirá Tiririca de aparecer nas propagandas do filho. “É uma pena”, lamenta-se.

“O pessoal do partido já me avisou que eu vou ter de lidar com isso, também porque sou novo nessa área. Eu sei que a galera não perdoa e estou me preparando para isso”, disse ele, recém-filiado ao PSB apesar dos convites do PRB e do PR do pai. “Ele [Tiririca] me deu apoio para escolher o que eu achasse melhor.”

A escolha pelo PSB, diz o humorista, deu-se por conta da amizade com o deputado federal Domingos Neto –filho do vice-governador do Ceará, Domingos Filho. No Estado, o PR de Tiririca é ligado ao ex-governador Lucio Alcântara –oposicionista à gestão de Cid Gomes (PSB). “Eu decidi me filiar quase no fim do prazo. Não foi uma decisão fácil”, disse Tirullipa, que além do circo, também trabalha em um programa da TV Record.

Piadas e seriedade
O pré-candidato promete misturar piadas e seriedade na campanha. “Tenho bandeiras sérias para defender. Quero defender o teatro nos bairros, cinema nas praças e a meia- entrada em eventos culturais e esportivos, já que a Fifa está querendo impedir a meia entrada na Copa do Mundo. Sem falar na meia passagem nos ônibus, que é uma cobrança antiga da juventude daqui”, afirmou.

Everson afirma que a decisão de entrar para a política foi natural. As bandeiras culturais, que espera defender na Câmara de Vereadores, também. “Eu percorro os bairros de Fortaleza já faz tempo. Faço shows beneficentes de circo e arrecadamos bastante para os mais carentes. O convite apareceu depois de bastante tempo de trabalho beneficente”, disse.

Até as eleições de 2012, Tirullipa quer se preparar melhor. “Quero entender os problemas da cidade para saber bem o que fazer se for eleito”, disse. “Mas não vou deixar me colocarem para baixo. Humor também é cultura, e eu não estou devendo nada a ninguém para não merecer a chance de tentar ajudar a juventude daqui”, finalizou.

Fonte: Miséria / UOL

Postagens mais visitadas