Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Siamesas sudanesas são separadas em Londres após quarta cirurgia

Duas irmãs siamesas sudanesas, nascidas há quase um ano unidas por suas cabeças, foram separadas após quatro cirurgias, informaram nesta segunda-feira (19), em Londres, membros da equipe cirúrgica. Rital e Ritag Gaboura, nascidas em 22 de setembro de 2010 em Cartum, foram operadas pela quarta vez em 15 de agosto. Foi uma operação pouco comum, explicou a equipe, chefiada pelo cirurgião David Dunaway.

Quando as meninas nasceram, os vasos sanguíneos das duas cabeças estavam interligados. Assim, o coração de Ritag trabalhava praticamente para as duas. Em 13 de abril, quando chegaram a Londres, o coração de Ritag corria grave risco por conta do esforço extra, levando risco para a vida das duas.

As duas primeiras cirurgias permitiram separar o sistema vascular comum das duas meninas. Na terceira, elas receberam enxerto de tecido para "esticar" a pele e assim cobrir o crânio durante a última operação.



Dezenas de intervenções para separar siameses têm sido realizadas desde as primeiras tentativas, nos anos 1950, mas operá-los uma única vez costuma levar à morte um dos irmãos ou causar danos cerebrais irreversíveis As operações em várias etapas, que têm maiores chances de êxito, são pouco comuns.

Fonte: Miséria / France Presse

Postagens mais visitadas