Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

ALTANEIRA: Jardim, Altaneira e Umirim: Clima eleitoral fica acirrado

O clima eleitoral esquenta em Jardim e Altaneira, no Cariri. No próximo domingo, cerca de 21 mil eleitores de Jardim vão às urnas para escolha do candidato que permanecerá no cargo até o dia 31 de dezembro do próximo ano, na eleição suplementar. O atual prefeito, João Cláudio Brito Coutinho, afirma que, até o momento, mesmo com a solicitação de reforço policial, ainda não há fortalecimento da segurança. Até o próximo domingo se espera um aparato policial composto por agentes das polícia Militar, Civil e Federal. Ele assumiu o cargo, no dia 4 de julho, no lugar do prefeito cassado, Fernando Luz.

No último domingo, um veículo Gol, de propaganda eleitoral, que trabalhava para a legenda da candidata Cremilda Bringel (PSDB), chegou a ser incendiado no Sítio Cercado. "Aqui está muito perigoso e o clima é tenso", diz o prefeito. Ele disse que o motorista foi praticamente retirado do carro e teve que correr. Estão candidatos Cremilda Bringel (PSDB), tendo como vice Fernando Roriz, o estudante e vereador Antônio Roriz das Neves (PMDB), o Rorizinho, e Maria Neide Piancó, conhecida por Mana.



Em Altaneira, com pouco mais de 5 mil votantes, as eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro. O clima tem sido de denúncias por conta de ameaças a candidatos. O último prazo para alistamentos de eleitores e transferências causou estranheza aos integrantes da justiça eleitora. A chefe de cartório, Lígia Vieira, afirma que foram mais de 100 entradas para transferências de eleitores e alistamentos. Todos no dia 16, último data para o procedimento. Normalmente, essas solicitações nos dias normais chegam a três. Mas, a situação vem sendo investigada.Num só dia houve a transferência de eleitores de Farias Brito, para Altaneira. Os novos candidatos são Joaquim Soares Neto, conhecido por Delvamberto, e Andréa Davi.





Umirim



Os candidatos Zé da Marieta (PR) e Felipe Uchoa (PSB) disputam o cargo de prefeito desta cidade. As eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito também ocorrem dia 4 de setembro. O pleito havia sido marcado, inicialmente, para o dia 5 de junho. Foi adiado por conta de liminar concedida pela ministra Nancy Andrighi, em mandado de segurança. Os candidatos acirraram a campanha, realizando visitas no Município buscando conquistar os votos dos eleitores. Caminhadas, comícios, visitas e reuniões movimentaram o dia a dia dos candidatos e da cidade. Captação ilícita de sufrágio resultou na cassação dos mandatos do prefeito José Afrânio Pinho e do vice, Francisco Clodoveu Oliveira Sales.

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeituras dos Municípios
Jardim (88) 3555.1295
Umirim (88) 3364.1266
Altaneira (88) 3548.1185

Fonte: Site Miséria/Diário do Nordeste




Postagens mais visitadas