Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Personagens da Turma da Mônica vão envelhecer a partir de 2012

Os personagens da "Turma da Mônica" têm soprado sete velinhas em seus bolos de aniversário há cinco décadas.

A trupe avançou à adolescência em 2008, com os gibis "Turma da Mônica Jovem", mas a "maldição" de nunca envelhecer se manteve.

Porém, com decisão inédita adiantada com exclusividade pela Folha, Mauricio de Sousa vai romper com um dos paradigmas dos quadrinhos: vai aumentar, ano a ano, a idade de seus personagens.

"Gibis, jornais, remédios e alimentos têm prazo de validade", afirma. "Você tem de rejuvenescer, se adaptar."

Com a novidade, a turma da Mônica irá se tornar uma família cronológica de personagens. Eles vão, por exemplo, amadurecer, se alistar no Exército, casar e ter filhos.

"Será como um folhetim, uma história ininterrupta", diz Sousa. "Tenho planos de montar uma equipe com psicólogos e médicos."

Dessa maneira, o empresário espera transformar seu negócio, que "deixará de ser histórias em quadrinhos" para abranger um leque amplo de setores condizentes com a idade de seus personagens.

Por exemplo, quando a Mônica tiver filhos, precisará montar o enxoval.

E, vale lembrar, as fraldas descartáveis estão entre as vedetes do mercado de licenciamento --que responde atualmente por cerca de 85% do faturamento da empresa de Mauricio de Sousa.

O envelhecimento da turminha terá consequências no mundo fora dos gibis.

O empresário já adianta, por exemplo, que planeja montar eventos nos aniversários dos personagens.

Leitores devem ver as mudanças no final de 2012, em parte devido inclusive à resistência interna às novidades.

"Imagine quando eu anunciar isso no estúdio", diz Sousa. "O pessoal me lixa."

A própria "Turma da Mônica Jovem" --que rompeu com outro paradigma, ao adotar o estilo dos mangás no lugar do desenho tradicional da série-- ficou em gestação durante quatro anos.

O descolamento dos super-heróis em relação ao tempo é apontado como um dos motivos pelos quais o mercado norte-americano tem enfrentado desgaste.

O Homem-Aranha, por exemplo, não envelhece desde os anos 60.

Fonte: Site Miséria/Folha.com




Postagens mais visitadas