Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Hospital divulga laudo sobre morte de doadora de medula em SP

O Hospital de Base de São José do Rio Preto divulgou nessa quarta-feira (13) o laudo da causa da morte da estudante Luana Neves Ribeiro após procedimento para doação de medula óssea, no último dia 4. Foram encontradas perfurações nas veias por onde passou o cateter, inserido no pescoço da vítima. A médica que realizou o procedimento foi ouvida pela polícia e houve confusão em frente à delegacia.


A médica que colocou o cateter em Luana saiu da delegacia acompanhada da tia e logo foi amparada pela mãe, que tentou esconder o rosto da filha. O marido dela chutou a câmera de um dos fotógrafos.

Também foi ouvida a médica que atendeu Luana quando a jovem se sentiu mal, quase duas horas depois da colocação do cateter. Visivelmente abatida, ela saiu ao lado do advogado e não quis falar com os repórteres.


Por último e cercada de parentes, Cirça Aparecida Neves de Oliveira, mãe da estudante morta, deixou a delegacia abalada.

Luana era estudante de enfermagem e morreu duas horas depois de ter o cateter inserido na veia jugular, que passa pelo pescoço. O procedimento foi realizado para retirada de material para doação de medula óssea.


Segundo especialistas, o líquido é colhido geralmente da bacia dos doadores, e não do pescoço.

O Hospital de Base abriu sindicância para apurar se houve erro médico. O laudo da morte revela que Luana teve múltiplas perfurações em uma veia e hemorragia no pulmão esquerdo.


A coleta de medula óssea foi suspensa após a morte da estudante. Os doadores voluntários de medula serão encaminhados para outros centros de coleta. Segundo o hospital, a suspensão é por tempo indeterminado.

A medula óssea é um material gelatinoso que fica no interior dos ossos. É lá que são produzidos, principalmente, os glóbulos brancos e vermelhos que transportam oxigênio e agem na defesa do organismo.


Para fazer a doação do material é preciso preencher um cadastro em qualquer hemocentro e coletar uma pequena quantidade de sangue. As chances de se encontrar voluntários compatíveis são de uma para cada 100 mil.

Fonte: Miséria

Postagens mais visitadas