Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Ex-presidente Itamar Franco será velado em Belo Horizonte nesta segunda

O corpo do ex-presidente e senador Itamar Franco será levado para Belo Horizonte (capital de Minas Gerais) na manhã desta segunda-feira (4). Itamar receberá honras fúnebres como ex-governador de Minas Gerais e será velado no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro. A presidente Dilma Rousseff confirmou presença na cerimônia. Após o velório, o corpo do político será cremado na cidade de Contagem, em cerimônia reservada à família.

Itamar morreu sábado (2), aos 81 anos, em São Paulo, em decorrência de um acidente vascular cerebral. Ele estava internado desde o dia 21 de maio, quando foi diagnosticado com leucemia.

No domingo (3), cerca de 30 mil pessoas passaram pelo velório do ex-presidente e senador Itamar Franco, em Juiz de Fora (MG), segundo estimativas da Polícia Militar. O corpo do político, morto no sábado (2), chegou à Câmara de Juiz de Fora às 11h15 do domingo e foi recebido com honras militares.

No percurso do aeroporto de Juiz de Fora até a região central da cidade, onde foi realizado o velório, várias pessoas aplaudiram a passagem do corpo do ex-presidente, que foi transportado em um caminhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O cortejo também foi recebido sob aplausos das pessoas que formaram fila para prestar uma última homenagem ao ex-presidente.

A cerimônia na cidade mineira foi acompanhada pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e outros senadores, inclusive Fernando Collor (PTB). Eles foram recebidos pelo senador Aécio Neves (PSDB).

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva também participou do velório em Juiz de Fora. Ele viajou a Minas Gerais acompanhado pelo presidente do PT, Rui Falcão, pela senadora Marta Suplicy (PT) e pelo líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira.

Homenagens

A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de sete dias pela morte de Itamar Franco.

Segundo fontes da Presidência da República, Dilma Rousseff telefonou para Henrique Hargreaves, ex-ministro da Casa Civil de Itamar e um dos melhores amigos do senador, oferecendo o Palácio do Planalto para que a família velasse o corpo do ex-presidente. Porém, Hargreaves informou que Itamar havia instruído a família para que seu corpo fosse velado em Juiz de Fora e cremado em Belo Horizonte.

“O Itamar sempre dizia que quando morresse não era para ficar com o corpo dele rodando pelo país. Era para mandar direto para Juiz de Fora”, disse Hargreaves.

Fonte: miséria

Postagens mais visitadas