Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

É cedo para dizer que celular causa câncer, mas diminuir uso pode prevenir

O anúncio recente feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de que os telefones celulares têm um “possível” risco de provocar câncer no cérebro ainda resulta em muitas discussões por parte de médicos, engenheiros e da indústria, sem resultados definitivos.

Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC, em inglês), um ramo da OMS, os campos eletromagnéticos de radiofrequência, emitidos pelos celulares, foram classificados na categoria 2B, considerada como possível agente carcinogênico para seres humanos.

No entanto, na mesma categoria estão classificados produtos como café e gasolina, o que faz a associação da OMS parecer algo não tão perigoso, de acordo com Emico Okuno, professora aposentada do Departamento de Física Nuclear da USP (Universidade de São Paulo).

- Como ainda os resultados de vários estudos não coincidem ou são até contraditórios, se de fato há alguma associação entre esse agente e câncer cerebral, ela é fraca. Entretanto, entendo que como hoje quase todo mundo usa celular, é preciso precaver.

Fonte: R7

Postagens mais visitadas