Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Dilma inaugura teleférico do Alemão nesta quinta-feira

O Teleférico do Alemão tem movimentado a vida turística da comunidade, atraindo curiosos de vários bairros e até de outros países, inclusive a imprensa internacional. A partir desta quinta-feira (7), quando será inaugurado pela presidenta Dilma Rousseff, a expectativa é que moradores do complexo de favelas tenham acesso a serviços antes restritos apenas para quem vive no asfalto: a entrega em domicílio.

O novo meio de transporte só entra em funcionamento para a população na próxima quarta-feira (11) , mas comerciantes da região já contam com o crescimento do fluxo de fregueses para aumentar o lucro.

Dono de uma farmácia em Ramos, Roberto de Almeida, de 48 anos, está planejando contratar dois entregadores para atender aos futuros clientes.

- Esse teleférico vai facilitar a vida dos moradores e também de nós, comerciantes. No meu caso, vou poder mandar entregar os pedidos que antes não podia pela distância, o que vai aumentar meu lucro, já que o Alemão é um mundo de gente, e também vai ajudar ao morador. Se tudo der certo, vou contratar dois rapazes para fazer as entregas. Eles moram lá e conhecem bem a região.

Os 3,5 km de rede suspensa, integrada à estação de trem de Bonsucesso, serão percorridos em 15 minutos por R$ 1. Moradores da comunidade, que estiverem cadastrados, terão direito a uma passagem gratuita por dia, de ida e volta. Estima-se que 30 mil pessoas serão beneficiadas diariamente.

Além de esquentar a economia local, o teleférico também promete proporcionar aos usuários a visão de um novo cartão postal da cidade. De baixo, as pessoas já admiram o vaivém das gôndolas sobre suas cabeças. Mas para quem está em cima, o visual é revelador. Do alto é possível observar, com detalhes o Engenhão, estádio de futebol do Botafogo, e, ao fundo, o Pão de Açúcar, entre outros atrativos. Do outro lado pode-se ver a Igreja da Penha e a Baía de Guanabara.

Teleférico vai beneficiar 85 mil moradores

Com um custo em torno de R$ 210,9 milhões, o teleférico é o primeiro sistema de transporte de massas por cabos do Brasil. Além de cumprir sua função como um sistema de transporte, também destina espaços para equipamentos de inserção social. Ele está integrado aos trens da SuperVia, por meio da estação de Bonsucesso, e ao metrô.

Aproximadamente 85 mil moradores do complexo vão se beneficiar diretamente com o teleférico, cuja capacidade de transporte é de 3.000 passageiros por hora, com velocidade de 5 m por segundo. Serão 152 gôndolas com capacidade para dez passageiros, sendo oito sentados e dois em pé. As gôndolas são dotadas de sistema de comunicação com as estações e energizadas pelo sol.

Há seis estações distribuídas da seguinte forma:

- Estação intermodal, em Bonsucesso, que faz a integração com os trens da SuperVia, além de servir de instrumento de revitalização urbanística do bairro.

- Estação Morro do Adeus, localizada em uma das comunidades mais importantes do complexo, onde antes só havia acesso por meio de longas escadarias. Esta estação vai contar ainda com uma sala de leitura.

- Estação Morro da Baiana: localizada no bairro de Ramos, trata-se da estação motriz de todo o sistema. É o “coração” do teleférico.

- Estação Morro do Alemão: situada na comunidade que batiza o complexo, esta estação vai abrigar mais um equipamento social – o Centro de Referência da Juventude.

- Estação Itararé/Alvorada: mais uma das estações intermediárias. Ela promoverá a integração com o conjunto habitacional da Poesi, na estrada do Itararé, e com o Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, além de ceder espaço para a instalação de um centro de serviços à comunidade.

- Estação Fazendinha: estação de retorno do teleférico, localizada no bairro de Inhaúma. Cumpre sua função como parte de um sistema de transporte e também destina um grande espaço para a biblioteca local a serviço da comunidade.


Fonte: R7

Postagens mais visitadas