Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Economia avança entre janeiro e março com atividade da agricultura

PIB brasileiro cresceu 1,3% no primeiro trimestre, segundo o IBGE

O PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas por um país) registrou avanço de 1,3% no primeiro trimestre deste ano (período de janeiro a março), com o impulso dado pelo desempenho do setor agrícola - seguido de indústria e serviços. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em valores, o PIB alcançou R$ 939,6 bilhões no primeiro trimestre.

O resultado se refere à comparação com o quarto trimestre (período de outubro a dezembro) de 2010. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o avanço na economia foi de 4,2%; neste caso, o impulso maior veio do setor de serviços.



No acumulado nos 12 meses encerrados em março deste ano, o crescimento foi de 6,2% em relação aos 12 meses imediatamente anteriores.

Na comparação com o quarto trimestre de 2010, a indústria foi o destaque (com crescimento de 2,2%), com a atividade da indústria de transformação – que envolve setores como produtos alimentícios, bebidas, cigarro, roupas, papel, combustível, eletrônicos e automóveis. Os setores de construção civil e eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana também cresceram.

No setor de serviços (crescimento de 1,1%), os melhores resultados foram os registrados nos setores de transporte, armazenagem e correio. Os serviços de informação também se destacaram, seguidos por administração, saúde e educação públicas e atividades imobiliárias e aluguel.

Fonte: R7

Postagens mais visitadas