Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Eclipse total da Lua é visto em grande parte do Brasil

O eclipse total da lua pôde ser observado em grande parte do Brasil a partir das 17h22 de ontem. O fenômeno teve início às 16h22 (horário de Brasília), o que significa que, quando o astro começou a ser observado nos céus do Ceará, o evento já tinha atingido seu grau máximo. A duração total foi de 3h39min, terminando, portanto, às 20h01.

Além de parte do Brasil e de outros países da América do Sul, foi possível avistar o eclipse, a olho nu, também em parte da África, Ásia Central, Leste da Ásia e Austrália. Em Fortaleza, o céu com pouca nebulosidade na noite desta quarta-feira facilitou a observação do fenômeno.

De acordo com Paulo Régis, membro do Clube de Astronomia de Fortaleza ´um eclipse lunar ocorre quando a lua adentra a sombra que a Terra projeta no espaço. Tal evento só acontece quando há um alinhamento Lua-Terra-Sol, ou seja, quando nosso satélite natural está na fase de lua cheia´.

O próximo eclipse total da lua será no dia 10 de dezembro, mas só será visível em países da Europa, Oceania, Ásia e América do Norte. O mesmo fenômeno poderá ser observado novamente no Brasil somente em abril de 2014.

Eclipses repetem-se com uma regularidade estudada há milhares de anos na Babilônia e na China. Esta regularidade é conhecida como Ciclo de Saros, que significa, justamente, ´repetição´, e que leva em conta as posições da Terra e da Lua em relação a suas órbitas e à distância entre os astros.

Fonte: Miséria

Postagens mais visitadas