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Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Pesquisa mostra comportamento de pedestres e motoristas em SP

Levantamento foi feito pela CET em quatro cruzamentos da capital paulista.
Faixa de pedestres não é respeitada em conversões por 89% dos condutores.

 Uma pesquisa feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em quatro cruzamentos do centro expandido da cidade de São Paulo mostra que o respeito à faixa de pedestres por parte dos motoristas ainda é muito pequeno. Apenas 10,4% dos condutores respeitaram a prioridade do pedestre quando estavam fazendo uma conversão e alguém tentava atravessar a rua – 89,6% não esperaram e passaram direto.

Quando os pesquisadores perguntaram para os motoristas se eles respeitavam a faixa de pedestres, a maioria disse que sim – 76,8%. Quando a pergunta foi feita para os pedestres, o resultado foi mais parecido com o que o levantamento já tinha percebido – 69,5% dos pedestres disseram que se sentem desrespeitados pelos motoristas.
A maior parte dos motoristas que não respeita a faixa de pedestres diz que faz isso para evitar o risco de uma batida quando há outro carro seguindo pela via. Outro problema ressaltado pelo levantamento é a falta do uso de seta. De 12.328 veículos observados, apenas 68,3% dos motoristas ligaram a seta para sinalizar seu caminho. Os condutores são mais cuidadosos com a sinalização quando estão em uma avenida movimentada e vão virar para uma rua mais tranquila.
Os pedestres são as principais vítimas de acidentes de trânsito na cidade. Em 2010, 630 pessoas morreram atropeladas. O número de vítimas de acidentes que estavam em carros, motos ou caminhões é bem menor.

Fonte:G1

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