Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

ASSARÉ – CEARÁ: Definida reconstrução da estátua de Patativa

Sem recursos para reconstruir a estátua de Patativa do Assaré, a Prefeitura receberá apoio de parlamentar cearense.
NETA DE PATATIVA, Fátima Gonçalves, ao lado da estátua quebrada em três partes ANTÔNIO VICELMO


NETA DE PATATIVA, Fátima Gonçalves, ao lado da estátua quebrada em três partes ANTÔNIO VICELMO

Assaré. A estátua do poeta Patativa do Assaré, que foi quebrada em três pedaços, será reconstruída com apoio do senador Eunício Oliveira. A informação é do secretário de Cultura do Município, Marcos Salmo, acrescentando que o parlamentar solicitou a apresentação de um projeto para liberação dos recursos. O escultor carioca Murilo de Sá Toledo, que construiu a estátua em 2004, está solicitando R$ 30 mil pela restauração, em resina e R$ 60 mil pelo trabalho em bronze. O monumento estava instalado em frente à Igreja Matriz de Assaré, ao lado de Memorial, antes de ser quebrado.

Para o secretário de Cultura, o compromisso do senador de restaurar a estátua foi um alívio para a Prefeitura que, segundo afirma, não dispunha de dotação orçamentária para a restauração. Marcos Salmo já estava a caminho de Brasília a procura de verbas para restituir ao Assaré o maior referencial do Município, o poeta Patativa, que continua sendo o maior divulgador da cidade.
A presidente da Fundação Memorial Patativa do Assaré, Isabel Cristina, que é neta do poeta, disse que a família ficou muito satisfeita com o compromisso do senador de restaurar a estátua, se possível, em bronze para evitar outro acidente.
Conforme reportagem publicada neste jornal, edição do último dia 25, a estátua foi quebrada pelo cabeleireiro paulista Claudeilton Soares Alves. Em visita à cidade, ele subiu no pedestal para fazer uma foto ao lado do seu ídolo, a fim de levar como lembrança para São Paulo. Quando se posicionou para fazer a foto, escorregou, tentou se amparar na estátua, e ele caiu abraçado com o monumento.
O cabeleireiro fraturou a clavícula, deslocou o braço e lesionou um joelho, enquanto a estátua partiu-se nas pernas, no tronco e no pescoço. A cabeça foi totalmente destruída. No hospital, onde ficou internado, Claudeilton lamentou o acidente e prometeu pagar os prejuízos. Se for o caso, mandar fazer outra estátua. Os pedaços da estrutura de resina foram levados para o 3º andar do Memorial Patativa do Assaré.
Isabel Cristina explicou que, a princípio, a família ficou revoltada. A primeira providência foi registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia da Polícia para a tomada de providências. “A revolta só acabou quando a gente soube que se tratava de um grande fã que, na ânsia de levar uma lembrança do meu avô, terminou sofrendo um acidente”, afirmou.
O filho mais novo do poeta, João Batista, que mora em São Paulo e estava de férias em Assaré, lamentou o acidente. No entanto, ao saber que não se tratava de vandalismo, foi solidário com o cabeleireiro que ainda hoje está sem trabalhar por conta da situação. A neta de Patativa entrou em contato com o escultor Murilo de Sá Toledo, que construiu a estátua em homenagem ao avô, para saber o orçamento da restauração.
MAIS INFORMAÇÕES

Fundação Memorial Patativa do Assaré (Fmpa), Rua Francisco

Gomes, 82, Centro, Assaré (CE)

Telefone: (88) 3535.1742

Postagens mais visitadas