Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Apagão atinge sete Estados da região Nordeste

Estados do nordeste do Brasil sofreram um apagão no final da noite desta quinta-feira. Centenas de relatos foram postados no Twitter  por usuários do microblog, enquanto sites de jornais nordestinos replicavam a informação.

Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte foram atingidos pelo apagão. Um problema teria ocorrido com o Sistema Interligado Nacional, da Agência Nacional de Energia Elétrica, nas linhas de transmissão do subsistema que atende ao Norte/Nordeste, conforme informações preliminares divulgadas pela GloboNews.

Segundo Dilton da Conti Oliveira, presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), não se sabe ainda o que gerou o desligamento destas linhas de transmissão. "O mais importante agora é que a causa do problema não está impedindo o restabelecimento da energia", afirmou Conti.

O presidente da Chesf disse ainda que não tem os números exatos do que foi afetado pelo apagão e que as usinas de Xingó, Sobradinho e Itaparica já voltaram a funcionar e, consequentemente, as subestações de diversos Estados.

A previsão da companhia é que nas próximas horas o fornecimento de energia elétrica esteja plenamente normalizado. Somente depois do restabelecimento da energia as causas serão apuradas.

Por volta da 1h de sexta-feira, em algumas cidades, como Forteleza, o abastecimento havia sido restabelecido.

Fonte:zerohora

Postagens mais visitadas