Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Sisu estreia com falhas e lentidão

Alunos da rede pública cearense podem utilizar laboratórios de informática das escolas para acessar Sisu
As inscrições para vagas em instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tiveram início ontem com muita lentidão e algumas falhas. Estudantes no Ceará e em vários outros estados passaram o dia enfrentando dificuldades para acessar o site.

O Ministério da Educação (MEC) admitiu, por meio da assessoria de imprensa, que o Sisu estava "lento" e apresentava "alguma instabilidade", registrando picos de 600 acessos por minuto. Hoje deverá ser ampliado o número de computadores dedicados a manter o funcionamento do Sisu. Até as 16 horas de ontem, foram registradas 122 mil inscrições - um número considerado "muito bom" pelo governo. Segundo o MEC, o Sisu suporta até 200 mil acessos simultâneos. Ao todo, são oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições no Brasil.

Estudantes do CE
Os problemas foram semelhantes aos registrados na estreia do site no ano passado. Ontem alguns demoraram até oito horas para conseguir se inscrever em uma vaga. Ansiosos por suas notas, muitos jovens cearenses passaram o domingo tentando acessar o portal do MEC.

"Até consegui entrar na página, só que não carregou toda. Então fechei o site e quando tentei acessar de novo não consegui, a página não estava disponível", conta a estudante Daniela Carvalho, 18 anos.

Para alguns estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o congestionamento não é novidade, como afirma, Manuela Bessa, 18 anos, que até às 17h de ontem não havia conseguido realizar inscrição.

"Já era de se esperar que o site desse esse problema todo. Não estou vendo nenhum movimento do MEC nem de ninguém para melhorar o acesso", reclama Manuela.

Seduc
Segundo a Articuladora da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Hernita Carmem, o MEC já foi informado que no Ceará estudantes encontraram dificuldades. Para facilitar o acesso de alunos da rede pública ao sistema, serviços de atendimento estão montados nos laboratórios de informática das escolas estaduais. A iniciativa da Seduc será realizada até amanhã.

Estudantes do interior podem se encaminhar a uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento (Crede). Alunos de Fortaleza têm a opção de encontrar ajuda na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cearanoenem@seduc.ce.gov.br. Aqueles que preferirem, podem tirar as dúvidas pelo MSN no email cearanoenem@hotmail.com ou pelo Skype "cearanoenem".

Fonte: Diario do Nordeste

Postagens mais visitadas