Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Estudantes não conseguem se inscrever no site do SiSU

Sistema que distribui vagas em universidades públicas foi ao ar neste domingo e apresenta instabilidade.

O site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas a partir das notas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi disponibilizado neste domingo, mas apresenta instabilidade. A página de inscrição, na qual o candidato deve escolher a universidade e a carreira que deseja, está fora do ar devido ao grande número de acessos.
Leandro de Souza, de 19 anos, quer cursar Engenharia Elétrica na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) ou na Universidade Federal do Grande ABC (UFABC). O estudante tentou se inscrever no site do SiSU logo cedo, mas não conseguiu. "Não chegava a carregar a página e dava erro", conta. O mesmo problema aconteceu com Marcel Conti, de 19 anos. "Vi que estava demorando para carregar e desencanei. Vou tentar à noite", afirma.
As inscrições desta primeira rodada vão até o dia 18. Os estudantes podem concorrer a 83.215 vagas, distribuídas por 83 instituições públicas - 39 universidades federais, cinco estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ligada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os alunos devem escolher dois cursos, em ordem de preferência. Durante o período de inscrições, as opções podem ser alteradas. No dia 17 e 18, o sistema divulgará as notas de corte de cada curso para que os estudantes tenham mais chance de aprovação. Depois disso, não. Por isso, os candidatos precisam estar atentos aos últimos registros salvos no sistema.
Para se inscrever, o estudante dever entrar no site do SiSU e informar o número de inscrição e senha no Enem 2010 para preencher o formulário. Quem não souber a senha, pode recuperá-la pelo site do Enem. É preciso observar se o curso pretendido oferece cotas para afro-descendentes ou egressos de escolas públicas, por exemplo, e escolher a que tipo de vaga quer concorrer.
Para participar, o critério essencial é ter feito o Enem 2010. A nota dos participantes do exame foi divulgada pelo MEC na quinta-feira (13) à noite . Na sexta, foram publicadas as notas notas mínimas e máximas do Enem . Nenhuma taxa é cobrada do candidato.
Particularidades
Cada instituição pode adotar pesos diferentes para cada prova do Enem, dependendo do curso escolhido ou dar bônus aos estudantes (egressos de escolas públicas, por exemplo). O sistema calcula essas variáveis na hora. Por isso, os candidatos poderão ficar com notas diferentes nas opções marcadas. Além disso, algumas instituições exigem notas mínimas para concorrer às vagas e o sistema avisará caso o aluno não tenha pontos suficientes para determinada vaga.
Outro detalhe que merece a atenção dos estudantes é que nem todas as vagas oferecidas nessa edição do SiSU são para esse semestre. Há instituições que optaram por já colocar vagas do segundo semestre na seleção.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br

 

Postagens mais visitadas