Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Encontro reúne em Jucás correspondentes

Jornalistas e radialistas debatem temas de interesses dos Municípios cearenses durante encontro
Jucás. Dezenas de radialistas e jornalistas das regiões Centro-Sul, Cariri e Inhamuns participaram do IV Encontro Estadual de Jornalistas e Radialistas do Ceará, realizado, neste fim de semana, nesta cidade, no Pólo de Lazer Cely Correia. O evento foi promovido pela Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji) e pelo Sindicato dos Correspondentes de Rádios, Jornais e TVs do Estado do Ceará (Sincorce). A comunicação no Interior, a falta de segurança pública e preservação ao meio ambiente foram temas debatidos durante o encontro.

O presidente interino da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da região Centro-Sul, Fabrício Moreira, mostrou que apesar dos esforços do governo, houve um aumento da violência, com crescente onda de assaltos a bancos, correios, casas lotéricas e roubos nas cidades do Interior. "É preciso ampliar o policiamento ostensivo e melhorar o serviço de inteligência da Polícia Militar", disse.

Moreira criticou a concentração de policiais militares nos corredores bancários, no Centro das cidades, e a ausência nos bairros das periferias. "Os bancos é que têm de custear a segurança de seus estabelecimentos", defendeu. Elogiou a implantação do programa Ronda do Quarteirão e reivindicou a ampliação do projeto Raio nas cidades do Interior.

O coordenador executivo do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns, Jorge Moura, falou sobre sustentabilidade ambiental e demonstrou que há um conceito errôneo de que o progresso não pode ocorrer com a preservação do meio ambiente. "É possível obtermos desenvolvimento sem destruir a natureza", frisou. "Infelizmente, muitas pessoas e autoridades ainda pensam de modo equivocado".

A experiência acerca do pacto ambiental, em andamento na região dos Inhamuns e no sertão de Crateús, foi esplanada por Moura.

A construção de um aeroporto regional para região Centro-Sul foi defendida pelo presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor. "Temos potencial e necessidade para implantação de um novo terminal", frisou.

Os presidentes da Aceji, João Ferreira, e do Sincorce, Alfredo Costa, avaliaram como positivo o encontro de Jucás. "O nosso objetivo é promover um momento de confraternização entre os profissionais e discutir temas de interesse da coletividade", disse Costa. Por ocasião do evento, o jornalista e correspondente do Diário do Nordeste, Honório Barbosa, o colaborador, Richard Lopes, e o diretor geral de programação da TV Verdes Mares, Edilmar Norões, foram homenageados com a entrega de diplomas de reconhecimento pelos serviços prestados ao jornalismo no interior.

O próximo encontro da categoria será realizado na cidade de Barroquinha, região Norte do Ceará.

Fonte: Diario do Nordeste

Postagens mais visitadas