Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Começa amanhã o prazo para as matrículas dos selecionados pelo Sisu

Brasília - Os estudantes selecionados para vagas em universidades e institutos federais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terão prazo de três dias, a partir de amanhã (27), para efetuar matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados.
A documentação necessária pode ser consultada no boletim individual do aluno, disponível no sistema, e no próprio estabelecimento de ensino.
Encerrado o prazo de matrícula e caso ainda haja vagas, o Ministério da Educação fará mais duas chamadas. Os estudantes selecionados para o curso de primeira opção, na primeira chamada, não serão convocados nas chamadas posteriores — nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula.
Ao fim das três chamadas, em caso de vagas ainda não ocupadas, as instituições, segundo seus próprios critérios, convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. O calendário pode ser consultado na página do Sisu na internet.

Edição: Lílian Beraldo

Postagens mais visitadas