Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Projeto da UFC recolhe pilhas e baterias para reciclagem

Equipe do PET de Engenharia Ambiental, que promove o trabalho de reciclagem de pilhas (Foto: Rafael Cavalcante)
Equipe do PET de Engenharia Ambiental, que promove o trabalho de reciclagem de pilhas (Foto: Rafael Cavalcante)
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), são vendidas no Brasil, por mês, cerca de 400 milhões de baterias e mais de 1 bilhão de pilhas. Desse total, estima-se que apenas 1% seja reciclado.
Tendo em sua composição metais pesados e altamente tóxicos, como cádmio, chumbo e mercúrio, elas representam um problema ambiental grave ao serem jogadas no lixo comum. Seu tempo de degradação é estimado entre 100 e 500 anos, sem contar a contaminação do solo, cursos d’água e lençol freático.
Uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Engenharia Ambiental da UFC tem atuado contra esse problema por meio da coleta de pilhas e baterias, no bairro Planalto Pici. Desde 2012, o projeto vem realizando ações de sensibilização na comunidade, instalando coletores de pilhas em comércios locais.

Fontes: Tribuna do Ceará

Postagens mais visitadas