Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Altaneira

Na Micro-Região do cariri, com altitude em torno de 640m acima do nível do mar , à 68 Km de Juazeiro do Norte, está localizado o município de altaneira. Com Aproximadamente 6.000 habitantes e um dos piores índices de desenvolvimento humano (IDH) do estado do ceará, Altaneira é o retrato das pequenas cidades do semi-árido nordestino, onde um dos maiores problemas consiste na triste realidade do êxodo da Juventude para as grandes Cidades do Brasil.

Analisando esse contexto chegamos a uma séria conclusão: se não derrubarmos o mito da seca, que busca justificar a miséria e a fome no nordeste a partir da natureza; se não desconstruirmos a cultura do comodismo e do conformismo; se não criarmos novos paradigmas, isto é, novos referenciais na perspectiva de geração de renda, por meio de organizações associativistas e cooperativistas, que possibilitem a gestação de novas práxis educativas, continuaremos vendo o sofrimento dos que se retiram (principalmente a juventude) e a penúria dos que ficam.

Em meio a essa realidade e diante desses desafios foi que nasceu a ARCA. De um lado a associação, construindo uma práxis de solidariedade, tendo como referencial a geração de renda e economia solidária. De outro a Fundação , assumindo uma clara missão: por meio da educação e da cultura, despertar a consciência histórica e critica para que possamos transformar a nossa realidade transformando a visão de mundo dos sujeitos que a compõe, tendo em vista uma sociedade mais justa e igualitária.

Sabemos que não podemos mudar o mundo de forma ampla e em toda a sua complexidade. No entanto, podemos fazer com que nossa vida, que é tão efêmera e  passageira, se preencha de sentido. Assim, a nossa existência, por meio de uma práxis consciente, livre e libertadora, pode fazer brotar em outros “corações” a utopia dos grandes revolucionários, acreditando e realizando o possível, aqui e agora, mesmo que ainda não de forma plena. 


Fonte: Fundação ARCA 

Postagens mais visitadas