Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Novo planeta pode estar se formando, dizem astrônomos

Folha.com
Um dos telescópios do ESO (Observatório Europeu do Sul) identificou uma massa de poeira estelar em forma de disco no espaço e um objeto em seu interior que pode dar origem a um novo planeta ou a uma anã-marrom --menor que uma estrela comum e com pouco luminosidade e energia.

Os planetas se formam a partir desses discos que circundam as estrelas, porém, a transição até as fases iniciais de formação de sistemas planetários são, em certa medida, rápidas e muito poucas estrelas são identificadas durante essa fase.

Esse novo planeta pode estar se formando ao redor de uma estrela jovem de baixa luminosidade, a T Chamaeleontis (ou T Cha), situada na pequena constelação de Camaleão --fica a cerca de 330 anos-luz de distância e tem apenas sete milhões de anos de idade. Até hoje, nenhum planeta em formação foi observado nessa fase de disco.

Postagens mais visitadas