Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Como está: Arraia do Furdunço


No ano de 2001 surgia em Altaneira o grupo Arraia do Furdunço, que tinha a frente, jovens que buscavam fazer algo diferenciado na cultura, o nome furdunço vem exatamente devido a principal característica do grupo muita alegria se utilizando de diversas ferramentas para brincarem o verdadeiro são João sendo o diferencial no meio de tantas quadrilhas juninas.
Apresentação do Arraia do Furdunço no festival de 2012 - foto Heloisa Bitu
O Arraia do Furdunço teve como idealizador Wlberlândio Oliveira que juntamente com outros jovens colocaram em pratica a Quadrilha Junina Altaneirense, em conversa com a reportagem do informativo Noticias em Destaque, Wlberlandio relata como iniciou o furdunço, frisando as características adotadas a principio onde Homens se vestiam de mulher , e as mulheres de Homem, no qual eram feitos com muita prazer pelos envolvidos, faziam algo que fazia bem, que gostavam. Quando se fala em dificuldades Wlberlandio cita a questão do transporte e figurino, a falta de investimento no grupo era a principal dificuldade.
Como é de costume no nosso país e em nossa cidade não é diferente, questões da politica partidária leva o afastamento de Wlberlandio a frente do Furdunço.
O Arraia do furdunço se consagrou em 2009 onde foi campeã do Ceará Junino e vários outros títulos 1º No Festival Ceará Junino, 1º em Barbalha (1ª etapa Ceará junino), 1º em Campos Sales, 1º em Forquilhas, 1º em Tauá, 1º em Monsenhor Tabosa, 1º em Farias Britto, 2º em Porteiras, 4º em Juá Forró ,5º em Várzea Alegre e 7º No Festival Nacional de Quadrilhas
Em 2010 foi criado a ASSOCIAÇÃO CULTURAL GRUPO FURDUNÇO DE ALTANEIRA - ACGFA, onde o grupo buscou se manter através de patrocínios e projetos, mantendo a tradição junina e buscando melhorias para os jovens.
Em entrevista a reportagem do Informativo Paloma caldas uma das dançarina do furdunço fala sobre o período que fez parte do Furdunço, paloma iniciou em 2006, quando assistia um dos ensaios do grupo, onde foi convidada a dançar. Paloma frisa a contribuição do Arraia do Furdunço em sua vida, pois iniciou muito nova, mas que isso não interferiu na sua vida, nos seus estudos e no seu caráter como muitos afirmava, só veio a colaborar, a sua personalidade foi formada dentro do furdunço afirma paloma.
Quando questionada sobre os enfrentantes do furdunço, paloma frisa a organização de todo o grupo, onde ela destaca o Ex-prefeito Antonio Dorival, Damares Arrais e Rogerio Arrais, que dava o apoio necessário para o furdunço está na ativa. A falta de organização foi a causa da atual situação do Furdunço frisa Paloma, a administração atual apoiou o grupo, deu um suporte para o grupo andar com as próprias pernas, mas não teve uma boa coordenação, onde os dançarinos saia do papel de tá estudando os temas e ensaiando para fazer algo que a coordenação deveria fazer, faltou uma base em 2012 e 2013 afirma paloma. Quando questionada sobre uma possível volta do Furdunço ela afirma que só terá furdunço se tiver uma base, pessoas para dá um  suporte para que a quadrilha saia. se não existir a base, não existe quadrilha.    

Confira também: Como está:Casa Universitária
 
Materia sujeita a alteraçoes.




Postagens mais visitadas