Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Escola Santa Tereza realiza projeto Célula de Aprendizagem Cooperativa


A Escola Santa Tereza está realizando o projeto Célula de Aprendizagem Cooperativa, que foi inspirada no Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE), que nasceu em 1994, na comunidade de Cipó, Pentecoste, Ceará onde sete estudantes se reuniam em uma casa de farinha de forma cooperativa conseguiram chegar à universidade, baseado nesse programa surgiu o novo projeto com iniciativa dos professores Fabricio Ferraz e Heloísa Bitu.


Estudantes na Escola Santa Tereza em uma etapa do Projeto. Foto: Heloísa Bitu.
O projeto iniciou com a sensibilização dos estudantes que ocorreu no mês de fevereiro, continuando em outra etapa uma oficina de Historia de Vida onde cerca de sessenta alunos participaram.

Cristiane em momento de entrevista a repórter Francilene Oliveira. Foto: João Paulo Cruz.

Em entrevista a reportagem do informativo a estudante Cristiane Ferreira falou sobre o projeto, onde relata como surgiu, cita também os benefícios da aprendizagem cooperativa onde um ajuda o outro, de acordo com a dificuldade de cada aluno abrangendo varias disciplinas, Cristiane relata também o compartilhamento de conhecimento do grupo com a interação de variadas turmas da Escola.

Confira o áudio da entrevista abaixo:


Matéria sujeita a alterações.



Postagens mais visitadas