Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Surge a maior mancha solar dos últimos 24 anos

Mancha solar: as manchas são mudanças repentinas no campo magnético do Sol (Foto: NASA/Solar Dynamics Observatory)
A NASA registrou, na região do Sol que os Astrônomos chamam de AR 12192, a maior mancha dos últimos 24 anos. A mancha também é a maior do Atual ciclo solar.

As manchas solares são áreas menos quentes na superfície do Sol provocadas por mudanças repentinas em seu campo magnético. A cada 11 anos, o Sol completa um ciclo solar. Em cada um deles, o astro passa por um período no qual atinge um pico de atividades, o chamado máximo solar.

Durante o máximo, a ocorrência de manchas solares é mAis comum. Entretanto, o ciclo atual tem se caracterizado pela pouca ocorrência de manchas.

"O tamanho previsto e observado no ciclo solar atual indica que ele é o com menos manchas desde 14º ciclo", afirma a NASA em seu site. O 14º ciclo aconteceu entre 1902 e 1913. O Atual ciclo solAr é o 24º. A contagem dos ciclos foi iniciada em 1755.

Erupções solares

O máximo solar também é um período cAracterizado pela maior ocorrência de erupções solares.

Entre os dias 19 e 26 de outubro, seis erupções solAres foram registradas. Cinco delas foram da Classe X, categoria que reúne as ocorrências de nível mais intenso desse tipo de fenômeno.

Segundo os astrônomos, as erupções ou tempestAdes solares são caracterizadas pela emissão de rajadas de radiação no espaço pelo Sol. Esse tipo de fenômeno gera interferências que podem afetar as comunicações por rádio ou via satélite.

Fonte: Exame.com / Miséria

Postagens mais visitadas